O Sporting apurou-se quinta-feira para a quinta meia-final europeia da sua história depois de empatar com o Metalist (1-1) na cidade ucraniana de Kharkiv, valendo a vitória por 2-1 em Alvalade, no primeiro jogos dos quartos de final da Liga Europa.
Sobre a equipa “leonina”, que disputará uma das vagas da final com o Athletic Bilbau, o diário desportivo Marca avalia o Sporting como “uma equipa defensiva mas com imaginação no ataque”.
Para o maior jornal desportivo espanhol, o guarda-redes Rui Patrício e o trio formado por Matias Fernandez, Capel e Izmailov “são os grandes trunfos” do adversário do clube basco.
“A Europa pode salvar a temporada de um Sporting que tem feito um campeonato penoso. Os ‘leões’ voltaram a mostrar as garras no velho continente para chegar às meias-finais”, escreve a Marca.
O mesmo jornal sublinha que Rui Patrício “é um baluarte pela segurança que mostra”, mas antecipa que a dupla de centrais formada por Polga e Xandão “vai sofrer para parar um avançado como Fernando Llorente”, já que os dois brasileiros “não são especialmente rápidos”.
Outro diário desportivo espanhol, As, também destaca a “soberba exibição” de Rui Patrício (que chegou a defender uma grande penalidade quando o resultada já estava 1-1), mas deixa ao Sporting “remotas hipóteses” de chegar ao título na segunda prova europeia.
O diário generalista El Mundo salienta que o Sporting vai cruzar-se com uma equipa que deixou pelo caminho Manchester United e Schalke 04, semi-finalistas da Liga dos Campeões da época passada, acrescentando que a equipa de Alvalade “deve ser o aperitivo de um Athletic ainda com todas as credenciais por conhecer”.
A outra meia-final da Liga Europa será discutida entre Atlético de Madrid e Valência.