O ex-futebolista Manuel Fernandes acredita que o Sporting pode voltar a ultrapassar o Athletic Bilbau, como há 26 anos, na única eliminatória em que as duas equipas se encontraram numa competição europeia.

Os leões podem, agora, como na época de 1985-86, voltar a eliminar o Athletic Bilbau, acredita o ex-internacional, que falava à margem da Festa dos Núcleos do Distrito de Coimbra, no sábado à noite, num restaurante em Aveleira, no concelho de Penacova.

Os jogadores, «numa meia-final, já estão a pensar que podem – e querem – chegar à final» e isso é muito importante, mas, adverte Manuel Fernandes, é preciso que estejam «inspirados» e que «interpretem bem o que o treinador lhes disser», pois o Athletic Bilbau é «uma equipa muito forte».

«Creio que há 50 por cento de hipóteses para cada lado», sintetiza o ex-futebolista.

Há 26 anos, o árbitro obrigou os leões a mudarem os pitons das botas, atrasando «cinco a 10 minutos» o início do primeiro jogo entre os dois clubes.

«Quando estávamos a aquecer», no estádio do clube espanhol, «começaram a regar o campo», apesar de, nessa noite, «chover torrencialmente», recorda o ex-capitão da equipa leonina.

Os jogadores do Sporting resolveram, então, «mudar os pitons para outros muito mais altos», mas quando regressaram ao relvado, o árbitro obrigou-os a substituírem, de novo, os pitons, atrasando, assim, o início do jogo, relata Manuel Fernandes.

O Athletic Bilbau, que «tinha uma excelente equipa», venceu por 2-1, tendo o golo leonino sido marcado por Ralph Mead, que formava a dupla de atacantes da equipa com Manuel Fernandes.

No segundo encontro, em Alvalade, o Sporting venceu por 3-0 e «deu a volta à eliminatória», passando aos quartos de final da Taça UEFA.

O primeiro golo foi marcado por Manuel Fernandes, de penálti, e os outros dois por Sousa, recorda o antigo futebolista, que foi um dos melhores goleadores de sempre do Sporting.

Na Festa dos Núcleos do Distrito de Coimbra, no sábado à noite, foram homenageados Manuel Fernandes (ex-atleta), André Martins (atleta de futebol profissional), Paulo Gama (técnico de equipamentos) e Joana Ramos e João Pina (judocas).