Depois de um bom domingo de Páscoa em que os Encarnados celebraram a conquista do 33.º título de campeão português, Jorge Jesus vira baterias para as outras três competições que ainda faltam disputar, com destaque para a Liga Europa. O sorteio não foi o melhor mas as Águias tudo farão para eliminar a poderosa Juventus e voltar à final da competição, perdida na época passada para o Chelsea por 2-1 em Amesterdão.
A longa época do Benfica começa a fazer estragos no plantel. Jorge Jesus terá de reinventar em soluções nas alas já que não poderá contar nem com Gaitán nem Salvio, lesionados. Sobram Sulejmani, Markovic e o jovem Ivan Cavaleiro mas não é de excluir a colocação de Rodrigo numa das alas, jogando Lima sozinho na frente. Se Sulejmani for o outro extremo, fará o jogo 50 nas competições da UEFA.
Artur deverá ser o titular na baliza e terá um quarteto de defesas formado por Maxi, Garay, Luisão e Siqueira. O treinador Encarnado deverá atuar com um meio-campo reforçado. Sem Fejsa, Jesus deverá alinhar com Enzo Pérez, Rúben Amorim e André Gomes, para fazer frente ao tridente da Vecchia Signora formado por Pirlo, Pogba e Marchisio. Na frente, Rodrigo e Markovic deverão ser os extremos, com Lima na frente.
Num estádio da Luz que deverá registar nova casa cheia, o Benfica terá de se superar para levar de vencida uma Juventus recheada de estrelas e que se prepara para sagrar-se tricampeã italiana. Conte não poderá contar com Arturo Vidal, Barzagli e Tevez estão em dúvidas. Mas na Luz manda o Benfica e depois da conquista do título, os jogadores estão supermotivados. A motivação extra pode estar no facto de vários jogadores da Vecchia Signora, incluindo Pirlo e Llorente, terem já declarado que a Juventus estará na final da prova, que será realizada exatamente no estádio da equipa de Turim.
Em termos anímicos, o jogo com a Juventus vem numa boa altura. O Benfica venceu a Liga Portuguesa, que deixou escapar na penúltima jornada da época passada e prepara-se para voltar a ter uma temporada memorável. O cansaço que se vai apoderando de alguns jogadores pode ser ultrapassado pela motivação de voltar à final da Liga Europa e conquistar o título perdido nos descontos na temporada passada. Pelo meio, antes do jogo da segunda mão, há uma meia-final da Taça da Liga com o FC Porto este domingo, onde não é de excluir que Jesus faça descansar os jogadores mais influentes, já que nesta altura a Liga Europa é a principal prioridade da equipa.
Os Encarnado estão numa uma sequência de bons resultados, tanto na Europa como em Portugal. A equipa de Jesus vem de sete vitórias seguidas, contando com o apuramento para a final da Taça de Portugal e a eliminação do AZ Alkmaar com duas vitórias. O encontro com os holandeses permitiu ao Benfica bater mais dois recordes: equipa com mais vitórias na prova (24) e mais golos (66). Pela frente terá uma Juventus que só sofreu dois golos na Liga Europa e que, tal como os Encarnados, soma cinco vitórias e um empate na prova. Nas competições europeias, a equipa de Turim não perde for há oito jogos.
Este é o terceiro embate a duas mãos entre as duas equipas nas competições da UEFA. O Benfica de Otto Glória levou a melhor sobre a Juventus de Heriberto Herrera, com dois triunfos nas meias-finais da edição de 1967/68 da Taça dos Clubes Campeões Europeus, com golos de Eusébio e Torres na Luz e outro golo do Pantera Negra em Turim. Em 1992/93, a Juventus de Giovanni Trapattoni recuperou de uma derrota na primeira mão (2-1, com dois golos de Paneira) para eliminar o Benfica de Toni com 3-0 em casa, nos quartos-de-final, a caminho de conquistar a Taça UEFA.
Onze provável do Benfica: Artur; Siqueira, Garay, Luisão e Maxi; Enzo Pérez, André Gomes e Rúben Amorim; Markovic, Rodrigo e Lima.
Onze provável da Juventus: Buffon; Chiellini, Bonucci e Cáceres; Lichtsteiner, Kwadwo Asamoah, Pirlo, Pogba e Marchisio; Tevez e Llorente.
O jogo está marcado para às 20h05 no Estádio da Luz.