Com a queda para a Liga Europa, o FC Porto continuará nas provas da UEFA, embora longe dos objetivos definidos. A derrota em casa com o Atlético Madrid na quarta-feira deixou os Dragões na segunda prova mais importante da Europa a nível de clubes, onde vai tentar chegar o mais longe possível.

Para já, sabe que terá de passar por um play-off antes dos oitavos de final. O FC Porto, que não será cabeça de série no sorteio, tal como nenhuma equipa que caiu da Champions, irá medir forças com um dos segundos colocados de um dos grupos da Liga Europa.

O FC Porto poderá ter como adversários, Real Sociedad, Nápoles, Rangers, Olympiacos, Lazio, Dínamo Zagreb e Bétis.

Uma coisa é certa, o SC Braga, seu próximo adversário na I Liga, não será adversário já que é uma equipa do mesmo país.

Já o SC Braga, por ter terminado no segundo lugar do seu grupo, será cabeça de série no sorteio e poderá ter como adversários as seguintes equipas: RB Leipzig (ALE), Borussia Dortmund (ALE), Sheriff Tiraspol (MOL), Zenit St. Petersburgo (RUS), Barcelona (ESP), Sevilha (ESP), Atalanta (ITA). Estas formações terminaram no terceiro posto dos seus grupos da Champions.

Os oito terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões e outros tantos da Liga Europa enfrentam-se, numa eliminatória a duas mãos, a 17 e 24 de fevereiro para se determinar quem segue para os oitavos de final da prova, onde já estão os vencedores dos grupos da prova.

Os terceiro colocados dos grupos da Liga Europa caem para a Liga Conferência onde jogarão um play-off com os segundos colocados dos grupos da prova para determinar quem sequem para os oitavos de final

O sorteio será realizado na próxima segunda-feira.

Os apurados, os que caem para a Conference League e os que já estão fora da UEFA

Apurados diretamente para os 'oitavos': Lyon, Mónaco, Bayer Leverkusen, West Ham; Galatasaray, Eintracht Frankfurt, Spartak Moscovo, Estrela Vermelha.
Apurados para o play-off: SC BRAGA, Real Sociedad, Nápoles, Rangers, Olympiacos, Lazio, Dínamo Zagreb e Bétis.
Relegados para a Liga Conferência pelo 3.º lugar: Fenerbahçe, Celtic, Rapid Viena, Marselha, Leicester, PSG Eindhoven, Sparta Praga, FC Midtjylland.
Eliminados das competições europeias: Sturm Graz, Antuérpia, Ludogorets, Ferencvaros, Broendby IF, Légia Varsóvia, Lokomotiv Moscovo, Genk.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.