O Sporting de Braga desloca-se, esta quinta-feira à Ucrânia onde vai medir forças com o quase desconhecido Zorya.

Já se sabe que os bracarenses entraram com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa depois da vitória gorda frente aos gregos do AEK e o conjunto orientado por Carlos Carvalhal dar continuidade ao bom momento. O Zorya tem tido ultimamente um percurso algo irregular, depois de ter arrancado com o pé esquerdo a fase de grupos, ao ser derrotado fora de portas frente ao Leicester City por 3-0. Espera-se ainda assim um bom encontro entre duas equipas que privilegiam a posse de bola.

Momento de forma das duas equipas

Analisemos portanto os momentos de forma das duas equipas: Nas últimas oito partidas, o Zorya somou apenas duas vitórias, obtidas ambas na Liga ucraniana. No último fim de semana derrotou o Rukh Vynnyky (4-0) e no final de setembro impôs-se frente ao FC Lvic, numa goleada fora de portas por 5-0. Os ucranianos somaram três derrotas, frente ao Leicester City (3-0), Mariupol (0-1) e Desna (3-1). Empates foram três: Frente ao Kolos Kovalivka (1-1), Dínamo Kiev (1-1) e Shakhtar Donetsk (2-2). Nessas oito partidas, o Zorya apontou 14 golos e sofreu 11. Na Liga ucraniana ocupa o 8.º lugar com nove pontos em sete partidas. Já o Sporting de Braga vem de quatro triunfos consecutivos: Frente ao V. Guimarães (0-1), AEK (3-0), Nacional (2-1) e Tondela (0-4). Na Liga NOS, os bracarenses já somaram duas derrotas, nos embates contra o Santa Clara (0-1) e FC Porto (3-1). No campeonato português, os arsenalistas apontaram até ao momento oito golos e sofreram cinco. Na Liga Europa, lideram o grupo G, com três pontos, depois da vitória frente aos gregos, os mesmos do Leicester. Galeno, Ricardo Horta e Paulinho fizeram os golos dos bracarenses.

Histórico do confronto entre as duas equipas

São fáceis de analisar os embates entre as duas equipas, já que SC Braga e Zorya só se encontraram por duas vezes nas competições europeias. Os dois confrontos tiveram lugar na pré-eliminatória da Liga Europa, onde o SC Braga acabou por cair com alguma surpresa na temporada de 18/19. Na 1.ª mão, empate a uma bola no terreno dos ucranianos. Já em Portugal, e apesar da vantagem lusa na eliminatória, o Zorya arrancou um empate a duas bolas, resultado que permitiu à equipa de leste da Europa seguir em frente na eliminatória. Em dez encontros frente a equipas ucranianas, o Sporting de Braga nunca venceu: Em dez jogos somou quatro empates e seis derrotas.

Ausências e dúvidas

Na conferência de antevisão da partida, o treinador Carlos Carvalhal confirmou que Gaitán pode ser aposta para o encontro na Ucrânia. Disse ainda que não é certo que Galeno e Schettine possam ser opção para o encontro. De resto, o técnico chamou 25 jogadores para o encontro, sendo que a única ausência é a de Hernâni, jogador de 19 anos da equipa B.

O que dizem os intervenientes

Na conferência de imprensa de antevisão da partida, o treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal antevê "dificuldades" no reduto dos ucranianos, sublinhou no entanto que o objetivo passa por vencer.

"Na altura do sorteio, disse que esta era uma equipa que não dizia muito a Portugal, mas a competência é muito alta, o Zorya é uma boa equipa, forte. Estamos à espera de dificuldades, tem os seus pontos fortes e fracos, como todas as equipas do mundo, e vamos ter de estar muito concentrados durante os 90 minutos para conseguir vencer, que é o nosso objetivo", referiu o técnico.

Também no lançamento do encontro, Ricardo Horta, jogador bracarense comentou o facto do SC Braga ter sido eliminado pelos ucranianos na temporada passada.

"Sabemos disso, que o balanço não está a nosso favor, mas queremos acabar com essa malapata e, se entrarmos muito fortes em jogo, vamos conseguir terminar com esse ciclo sem vencer as equipas ucranianas", disse Ricardo Horta.

O avançado referiu também que os bracarenses estão empenhados em quebrar o ciclo negativo: "Sabemos disso, que o balanço não está a nosso favor, mas queremos acabar com essa malapata e, se entrarmos muito fortes em jogo, vamos conseguir terminar com esse ciclo sem vencer as equipas ucranianas", acrescentou.

Sporting de Braga e Zorya defrontam-se a partir das 17:55 de quinta-feira, no Estádio Zaporizhya City, em Zaporizhya, na Ucrânia, jogo que será arbitrado pelo georgiano Giorgi Kruashvili.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.