Apurados para os oitavos de final da Liga Europa via play-off, Sporting e Benfica terão, por força das regras da prova, de jogar em casa o encontro da primeira mão, por não terem estatuto de cabeças de série. Um facto que criará novos constrangimentos no calendário dos leões.

É que as normas de segurança da UEFA determinam que não podem ser disputados na mesma cidade no mesmo dia dois jogos das competições europeias. O organismo máximo do futebol europeu esclareceu já esta sexta-feira que os leões terão de abdicar de jogar na quinta-feira, 7 de março, data prevista para os encontros da primeira mão dos oitavos de final. O Benfica tem prioridade no horário, de acordo com as regras da UEFA, por ter ficado à frente dos leões na Primeira Liga na época transata.

Assim, a data apontada pela para o encontro do Sporting será o dia 5 de março, terça-feira, pelas 17h45, par a não colidir com as horas dos jogos da Liga dos Campeões, marcados para as 20 horas. Tal levanta (mais um) problema à equipa de Rúben Amorim no que à calendarização de jogos diz respeito.

É que os leões têm marcada para sábado ou domingo, 2 ou 3 de março, a receção ao Farense, em Alvalade, jogando na quinta-feira anterior, 29 de fevereiro, com o Benfica a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Desta forma, o Sporting - que, recorde-se, já tem um jogo em atraso na Primeira Liga, frente ao Famalicão - poderá ter de ver mais um encontro adiado.

Existirá ainda assim a possibilidade de o jogo dos leões na primeira mão dos oitavos da Liga Europa ser quarta-feira, dia 6 de março, e não terça, dia 5, mas para tal será necessária uma aprovação especial por parte da UEFA e das forças de autoridade.