O Villarreal venceu hoje por 3-1 no terreno do Twente, garantiu o apuramento para as meias-finais da Liga Europa em futebol com relativa facilidade e vai disputar com o FC Porto um lugar na final.

A vantagem que os espanhóis traziam da primeira “mão”, de Espanha, onde golearam os holandeses por 5-1, era suficientemente confortável para ser gerida na segunda, desde que não cometessem erros grosseiros e não subestimassem o adversário.

Tal como se esperava, o Twente entrou “a todo o gás” na partida, na tentativa de marcar um golo cedo que catapultasse a equipa para uma grande exibição e uma recuperação no resultado, que se previa uma tarefa quase impossível.

Os espanhóis limitaram-se a tentar suster esse ímpeto inicial dos holandeses na primeira meia hora, objectivo que conseguiram, excepção feita a um lance aos 15 minutos, quando o guarda-redes Diego López fez uma defesa fantástica a parar um remate de Bajrami que levava “selo” de golo.

O aviso de Bajrami seria transformado em golo aos 32 minutos, com ele próprio a fazer o primeiro, culminando uma grande jogada colectiva dos holandeses, na sequência de uma tabela entre Bryan Ruiz e Janssen.

Em cima do intervalo, aos 44 minutos, o Twente esteve à beira de marcar o segundo golo, quando Bajrami efectuou um cruzamento remate ao qual Bryan Ruiz e Janko não chegaram por um triz.

A acontecer golo neste lance teria sido um tónico tremendo para o Twente, mas o “canto do cisne” dos holandeses, que precisavam de marcar mais três golos e não sofrer nenhum, chegou aos 58 minutos, quando Tendalli rasteirou na área Wakaso, dando azo a uma grande penalidade e à sua expulsão.

Ao restabelecer a igualdade na transformação do castigo máximo, por Rossi, e em superioridade numérica, o Villarreal impôs finalmente a sua maior qualidade futebolística, traduzida em mais dois golos.

O segundo também apareceu de penálti, por Marco Rúben, aos 83 minutos, e o terceiro num gesto técnico de inspiração individual de Cani, a um minuto do final do tempo regulamentar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.