O Món Kilyan Mbappeaco manteve-se hoje isolado na liderança da Liga francesa de futebol, ao golear o Metz por 5-0, num encontro da 25.ª jornada em que a figura foi o jovem de 18 anos, com três golos.

O jogo cedo se tornou fácil para os monegascos, que, aos 20 minutos, já venciam por 3-0, com Mbappe a dar início ao seu festival de futebol, ao abrir o marcador aos sete minutos, a finalizar um desvio de cabeça de Falcão, outra das figuras da partida.

O avançado colombiano faria o segundo golo aos 10 minutos, a finalizar à ponta de lança um cruzamento da direita de Almamy Touré, e, 10 minutos volvidos, Mbappe voltou a fazer da suas, ao aproveitar um lançamento longo de Fabinho para as costas da defesa do Metz para se isolar, enquadrar com a baliza e rematar fora do alcance do guarda-redes visitante.

Com o jogo completamente controlado, a equipa orientada pelo treinador português Leonardo Jardim marcaria mais dois golos na segunda parte, pelo endiabrado Mbappe, a desviar subtilmente a bola do guarda-redes do Metz para o fundo das redes, na sequência de um passe do brasileiro Gabriel Boschilia, e pelo incontornável Falcão, a finalizar com classe um cruzamento de Benjamim Mendy.

Com este triunfo, o Mónaco voltou a isolar-se na liderança, com 58 pontos, mais três do que o Paris Saint-Germain que abriu a 25.ª jornada com uma vitória por 3-0 em Bordéus, e mais seis do que o Nice, que joga no domingo em Rennes.

Nos outros jogos hoje realizados, o Guingamp recebeu e venceu (2-1) o Lyon, com o internacional português Anthony Lopes na baliza, e o Dijon fez valer o fator casa, ao bater o Caen por 2-0.

Por seu lado, o Lille, sem Rony Lopes e Éder lesionados, mas com o ex-bracarense Xeka a jogar os 90 minutos, perdeu em casa com o Angers por 2-1, o Nancy foi surpreendido no seu terreno pelo Montpellier, sofrendo uma derrota pesada por 3-0, e o Toulouse goleou na receção ao Bastia por 4-1.