Durante o Mundial de 2006, que decorreu na Alemanha, os norte-coreanos beneficiaram de retransmissões gratuitas devido ao apoio do governo da Coreia do Sul, mas a tensão entre os dois países não deverá permitir que aquele cenário se repita.

A operadora sul-coreana SBS anunciou que as negociações para uma nova transmissão gratuita para os vizinhos do norte cessaram na sequência do naufrágio de um navio de guerra da Coreia do Sul, em Março, no qual morreram 46 marinheiros.

"O factor mais importante a ter em conta é o sentimento da opinião pública. O naufrágio do navio agravou as relações entre os dois países", indicou um dirigente da SBS, que pediu para não ser identificado.

Acrescentou que não se prevê a retomada das negociações num futuro próximo, salientando que a competição se inicia dentro de um mês (11 de Junho a 11 de Julho).

Esta é a primeira vez desde 1966 que a Coreia do Norte participa na fase final de um Mundial, integrando na África do Sul o grupo G da competição, juntamente com Portugal, Brasil e Costa do Marfim.