"Às vezes penso que estes treinadores estão imbuídos da crença que são deuses e que necessitam demonstrar que podem fazer qualquer coisa que desejam, boa ou má", disse Jordaan, citado pela imprensa local.

Para o dirigente sul-africano, Ronaldinho "é um génio do futebol, com um talento que poucos têm" e que agora recuperou o seu melhor jogo, algo que "deveria ter sido aceite por alguém com a experiência de Dunga".

"Certamente não!", respondeu a si próprio Jordaan, depois de se questionar se alguma das outras 31 selecções deixaria de fora o jogador do AC Milan.

"O Mundial sofrerá, e é triste e infeliz", referiu Jordaan, que lembrou as ausências de Romário e de Cantona em mundiais anteriores.

Ronaldinho não integra a lista de 23 convocados do Brasil, na qual estão os benfiquistas Luisão e Ramires, embora seja um dos sete jogadores que estão de prevenção.

O Brasil vai disputar o grupo G do Mundial da África do Sul juntamente com as selecções de Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte. O jogo entre Portugal e o Brasil está agendado para 25 de Junho, em Durban.