A Associação Delta Cultura, do Tarrafal de Santiago, promete tudo fazer para dar mais visibilidade a este concelho e a Cabo Verde durante a sua presença na Copa do Mundo de Futebol, que se realiza de 12 de Junho a 13 de Julho, no Brasil.

Esta coletividade foi escolhida pela FIFA para representar o país no Festival Mundial “Footbal For Hope” (Futebol para Esperança) no Rio de Janeiro (Brasil) durante a Copa do Mundo de 2014, num universo de 90 candidaturas submetidas ao Comité Organizador do evento.

A Associação Delta Cultura foi uma das 32 coletividades selecionadas para estar neste evento que vai juntar equipas de países diferentes para mostrar o poderio do futebol no campo social.

Segundo os responsáveis do Delta Cultura, Gilson Costa, a Delta Cultura estará representada neste evento mundial por seis participantes juvenis do Centro de Educação Delta Cultura - Aleida Borges "Suila", Geisa da Silva "Geisa", Ruana Fernandes, Elton Sanches, Edmilson Ferreira "Mitxa" e Danilson Lopes "Dá" - que serão acompanhados por três coordenadores neste evento mundial.

O Festival Mundial “Footbal For Hope” será realizado de 3 a 10 de Julho no Rio de Janeiro durante o clímax da "FIFA World Cup Brasil 2014", e está a ser projetado pela organização para ser um evento marcante para a Football for Hope (futebol para esperança) e para o desenvolvimento das comunidades através do futebol.

A Associação Delta Cultura foi contemplada, recentemente pela FIFA, com a implantação de um campo relvado de futebol nas suas instalações em Colhe Bicho no Tarrafal de Santiago, além de equipamentos diversos, no âmbito do projeto “Footbal For Hope”.

No quadro das ofertas recebidas da FIFA, Delta Cultura aproveitou para distribuir também cerca de dois mil e 300 bolas às diversas associações, um pouco por todas as ilhas de Cabo Verde, num gesto de solidariedade e apoio ao desenvolvimento do desporto no arquipélago.