Luís Figo considerou hoje que a Islândia é «teoricamente» o adversário mais acessível que Portugal poderá encontrar no “play-off” de apuramento para o Mundial2014 de futebol, mas isso não implica que seja um rival fácil.

Em declarações aos jornalistas, após uma visita ao ATL da Galiza, no Estoril, no âmbito do apoio da Fundação Figo ao projeto Entreajuda "Dr. Risadas", de prevenção da saúde oral infantil, o antigo capitão da seleção portuguesa lembrou que, seja qual for o adversário, Portugal tem que fazer tudo para estar no próximo Campeonato do Mundo.

«Teoricamente, o adversário mais acessível seria a Islândia. É a seleção mais acessível, mas, neste momento, no futebol a teoria não é o mesmo que a prática. Pode ser em termos de nome mas em campo, nunca se sabe», afirmou o ex-jogador de Sporting, FC Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão.

Figo, que representou Portugal nos Mundiais de 2002 e 2006, mostrou-se confiante no apuramento para o torneio que vai decorrer no próximo ano no Brasil e desvalorizou a campanha que a formação de Paulo Bento realizou na fase de grupos.

«Portugal não conseguiu o apuramento pela primeira via, mas isso agora não interessa. Tem agora outra oportunidade para o conseguir no `play-off´ e espero ver Portugal no próximo Mundial», referiu.

O sorteio está agendado para segunda-feira, em Zurique, e Portugal poderá defrontar, além da Islândia, a Roménia, a França ou a Suécia.