Cerca de cem manifestantes foram detidos no sábado durante um protesto contra o Mundial2014 de futebol em São Paulo (Brasil), após estarem envolvidos em atos de vandalismo, informou a Polícia Militar do Estado.
A polícia estima que 1.200 pessoas participaram na manifestação, que foi acompanhada por mil agentes. Os detidos foram levados a duas esquadras e ainda não foi divulgado quantos permanecerão presos.
A manifestação começou ao fim da tarde e seguiu pacífica por duas horas, mas depois, segundo a Polícia Militar, um grupo de pessoas dispersou-se, caminhou para o centro de São Paulo e vandalizou agências de bancos e telefones públicos.
A polícia reagiu com bombas de gás para dispersar o grupo. Segundo o ‘site’ de notícias G1, alguns manifestantes usaram pedaços de madeira para partir as caixas multibanco.
Segundo a Folha de São Paulo, um grupo de manifestantes foi agredido pela polícia antes do início dos atos de vandalismo.
A manifestação, convocada pela Internet, conta com a presença de movimentos sociais, partidos políticos e participantes independentes, e visa criticar tanto os gastos públicos com o campeonato mundial de futebol deste ano, que decorre no Brasil, como a falta de obras estruturais que ficarão como legado para o país.