O médio internacional alemão Bastian Schweinsteiger teve que viajar sábado de helicóptero para ir fazer um exame médico, confirmou hoje a Federação Alemã de Futebol (DFB), na véspera de defrontar Portugal.

O jogador, de 29 anos, deslocou-se até Eunápolis, a 60 quilómetros do campo-base da Alemanha, em Santo André, no Brasil, numa informação que começou a ser divulgada por uma rádio brasileira e confirmada pela DFB.

A rádio começou por informar que Schweinsteiger se teria lesionado no treino de sexta-feira e ressentido no sábado, mas a Federação alemã desmentiu e disse que o médio fez uma ressonância magnética, mas “que não existe nenhuma nova lesão”.

“O exame insere-se num programa médico da FIFA, que assegura aspetos técnicos”, justificou o assessor alemão para a imprensa, Jens Grittner, em declarações à agência de notícias germânica SID.

Schweinsteiger, 102 vezes internacional e médio do Bayern Munique, tem tido problemas num joelho e desde 10 de maio apenas fez meia-hora no jogo de preparação frente à Arménia (6-1), a 06 de junho.

A seleção comandada por Joachim Löw também teve problemas de ordem física com o guarda-redes Manuel Neuer e com o capitão Philipp Lahm, e estes também terão feito, antes de viajarem para o Brasil, os mesmos exames.

O assessor alemão disse ainda que Schweinsteiger tem “treinado normalmente”.

Portugal e Alemanha estreiam-se na segunda-feira no grupo G do Mundial2014 de futebol, em jogo agendado para o estádio Arena Fonte Nova, em Salvador, às 13:00 locais (17:00 em Lisboa), sob a arbitragem do sérvio Milorad Mazic.