O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse este sábado que, apesar do potencial que vê nos jogadores, ainda é cedo para definir objetivos para a época de futebol de 2014/15.

"A nossa equipa sofreu algumas reformulações. Estar a pôr objetivos pode não ser o mais importante nesta altura. Se os jogadores mostrarem o potencial que têm, parece-me que, juntamente com alguns jogadores que vão entrar, vamos fazer uma boa equipa", salientou o técnico, antes do primeiro treino da temporada no complexo desportivo do clube.

A formação da I Liga de futebol, que viu sair alguns jogadores muito utilizados na época passada, como Paulo Oliveira, Addy, Leonel Olímpio e Marco Matias, conta já com cinco reforços para a próxima época - David Caiado, Adama Traoré, João Afonso, Benjamin Balázs e Filip Knezevic.

O timoneiro vitoriano, que inicia a quarta temporada em Guimarães, lembrou que "seria mais agradável ter maior continuidade de jogadores", mas disse acreditar nos jogadores que continuam no clube e nos reforços, tendo confirmado que entrarão ainda mais jogadores para o plantel.

"Diria que entre três e cinco jogadores ainda irão entrar na equipa. Passará pelo reforço da defesa, mais um elemento no setor avançado e, eventualmente, mais um no setor médio", revelou o técnico ribatejano, que, dentro das possibilidades do clube, se mostrou agradado com os reforços já contratados, numa linha de juventude de dentro do seu ideal de jogador e de equipa.

Questionado sobre as possíveis saídas de Douglas e André André até 31 de agosto, Rui Vitória esclareceu que "só se houver algo irrecusável, qualquer dos jogadores da equipa base do ano passado sairá".

A propósito do uruguaio Barrientos, jogador que não efetuou exames médicos, nem se treinou hoje de manhã, o treinador referiu que o jogador poderá sair, apesar de ter ainda contrato com o clube.

"É jogador do clube, mas entendeu-se que era a melhor solução, neste momento, resolver a sua situação no sentido de poder sair, mas, até haver algo em concreto, não poderei dizer o que quer que seja", afirmou.

O guarda-redes Douglas e o reforço David Caiado anteciparam também a nova época. O guardião brasileiro, de 32 anos, crê que o Vitória de Guimarães pode melhorar o nono lugar da época passada e sonha até com nova presença na final da Taça de Portugal, depois de a ter vencido em 2013.

"Quando começa uma disputa como a Taça, é um sonho. Quem já esteve lá fica com a sensação de querer voltar. Temos de começar bem, trabalhar bem, dentro do que o ‘mister’ nos for passando. Tenho confiança de que ele sabe bem o caminho a trilhar durante a época", afirmou.

Já o extremo português, de 27 anos, tem expetativas elevadas no regresso ao futebol nacional, mas recusou assumir o papel de substituto de Marco Matias, melhor marcador da equipa em 2013/14, com seis golos.

"A ambição de um jogador é chegar a um clube como o Vitória. É prematuro falar sobre golos. O importante é os objetivos coletivos. Fui contratado para ajudar o Vitória. Prometo muito empenho em todos os jogos e todos os treinos", frisou.