Pelo segundo jogo consecutivo foi preciso recorrer às grandes penalidades para se determinar o vencedor de um dos jogos dos oitavos-de-final do Mundial 2018. A Croácia parecia ter tudo encaminhado para chegar aos 'quartos' mas uma grande segunda parte da Dinamarca virou o jogo para o lado dos nórdicos. Modric falhou uma grande penalidade no prolongamento mas, no desempate por grandes penalidades os croatas levaram a melhor e venceram por 3-2. Subasic foi o herói ao defender três grandes penalidades. A Croácia irá medir forças com a Rússia por um lugar nas meias-finais.

FOTOS: As melhores imagens do encontro

A equipa que melhor futebol pratica neste Mundial 2018 tinha neste encontro um verdadeiro teste de fogo, numa fase já a eliminar. Depois de ter ganho o Grupo D com vitórias sobre Nigéria (2-0), Argentina (3-0) e Islândia (2-1), os croatas passaram a ser um dos 'outsiders' na corrida ao título, principalmente pelo futebol apresentado. Mas teria de fazer frente ao poderio físico e organização tática da Dinamarca.

As duas equipas pareciam ter muita pressa em resolver o jogo já que aos quatro minutos já se tinham marcado dois golos. O primeiro, o mais rápido deste torneio, foi apontado por Zanka Jorgensen logo aos 57 segundos. O central aproveitou um passe de Delaney após lançamento lateral longo para a área para rematar para o fundo da baliza de Subasic.

A Croácia respondeu na mesma moeda e empatou aos quatro. Perisic meteu a bola na área, um defensor nórdico cortou contra Christiensen, o esférico foi ter com Mandzukic, que só teve de encostar, já perto da pequena área. Um início prometedor mas que não passou disso mesmo: promessas.

Aos 20 minutos Mandzukic pediu penálti em área com Knudsen mas o árbitro argentino Nestor Pitana mandou seguir. Os dois jogadores estavam a agarrar-se mutuamente.

Mesmo assim eram os croatas quem estavam melhores no encontro. Rakitic obrigou Schmeichel a duas defesas apertadas, Lovren esteve perto do 2-1 após livre de Modric. Nós nórdicos, foi Martin Braithwaite a ter a melhor oportunidade nos primeiros 45 minutos, após passe de Eriksen mas Subasic saiu bem da baliza e fez a mancha.

No segundo tempo o selecionador da Dinamarca, Aage Hareide, fez uma substituição que mexeu com o jogo: Lass Schöne, médio com melhor posicionamento e capacidade de passe, entrou para o lugar de Andreas Christensen, central adaptado a médio defensivo. Os nórdicos cresceram no jogo, passaram a pressionar mais alto, roubaram espaço aos croatas, deixando Rakitic, Modric e companhia em dificuldades.

O lado direito do ataque dinamarquês era o mais perigoso, com Poulsen a dar muito trabalho a Strinic. Martin Braithwaite ficou perto do golo aos 57, Nicolai Jorgensen também, aos 73, em novo lance pela direita. A Croácia, com Modric, Rakitic e Kovacic (entrou no segundo tempo) no meio, não conseguia sair a jogar porque os criativos recebiam a bola em zonas muito recuadas. Só na parte final dos 90 minutos a Croácia deu mostras de não querer o prolongamento, quase sempre por Rebic.

Mas, pelo segundo jogo consecutivo dos 'oitavos', foi preciso recorrer ao prolongamento e depois aos penáltis. No prolongamento a Croácia podia ter resolvido o encontro aos 116 mas Modric falhou uma grande penalidade. O lance nasce de um grande passe do próprio Modric a isolar Rebic, Zanka Mathias Joergensen teve de travar o avançado. Na transformação, Kasper Schmeichel levou a melhor e defendeu, para loucura dos nórdicos. O pai, Peter Schmeichel, vibrava nas bancadas.

Mas nas grandes penalidades, em que os guarda-redes brilharam, Subasic foi melhor e defendeu os remates de Christian Eriksen, Lasse Schoene e Nicolai Joergensen. Só Simon Kjaer e Michael Krohn-Dehli marcaram para os nórdicos. Para a seleção dos Balcãs, marcaram Andrej Kramaric, Luka Modric e Ivan Rakitic. Milan Badelj e Josip Pivaric permitiram a defesa a Kasper Schmeichel.

Os números do Croácia-Dinamarca: Ante Rebic destacou-se num jogo 'amarrado'
Os números do Croácia-Dinamarca: Ante Rebic destacou-se num jogo 'amarrado'
Ver artigo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.