A primeira vez que Portugal defrontou a Suécia num jogo oficial ocorreu em 1966 na qualificação para o Europeu de 1968. Hilário Conceição era o defesa esquerdo indiscutível da Seleção Nacional e recorda, em entrevista ao SAPO Desporto, a derrota por 1-2 em Lisboa.
«Foi daqueles jogos em que nós até estávamos com uma equipa bastante forte na seleção na medida em que tínhamos uma equipa com a maior parte dos jogadores do Benfica que tinham ganho as Taça dos Campeões da Europa. Desse jogo farto-me de lembrar é que a preparação física da equipa sueca era superior à nossa porque nós não tínhamos acompanhado a evolução dessa condição física, mas hoje estamos iguais e temos jogadores que podem fazer a diferença em relação a essa época», começou por dizer um dos “magriço” na antevisão jogo de outro jogo frente Suécia passados 47 anos.
Questionado sobre os argumentos da seleção portuguesa frente à equipa liderada por Zlatan Ibrahimovic, Hilário Conceição considera que Portugal tem tudo para vencer a Suécia e lembra que estes jogos são perfeitos para que «os grandes jogadores apareçam», lembrando um episódio curioso com Eusébio.
«Eu acho que Portugal tem condições de vencer e ultrapassar todos os obstáculos derivado do estado de forma atual dos jogadores portugueses. A ideia que eu tenho é que normalmente neste tipo de jogos há os grandes jogadores que aparecem e outros que desaparecem. Eu digo isto porque eu joguei várias vezes com o Eusébio na Seleção e quando nós todos estávamos à espera do Eusébio, o Eusébio não aparecia. E depois aparecia no outro jogo em que a gente não estava à espera dele», afirmou o antigo defesa esquerdo do Sporting e da Seleção Nacional.
Em relação ao duelo Cristiano Ronaldo vs. Zlatan Ibrahimovic, Hilário destaca a importância dos dois capitães no sentido da atenção dos respetivos adversários.
«Acho que é importante o que um Cristiano Ronaldo ou um Ibrahimovic fazem porque obrigam a que equipa adversária tenha mais preocupações do que se eles não tivessem lá», frisou ao SAPO Desporto.
«Acho que tudo vai estar na condição física. Quem estiver em melhores condições físicas e cometer menos erros é aquele que poderá ultrapassar os obstáculos e decidir o jogo», sentenciou.
Comentários