
Depois de garantir um lugar na final da Taça de Portugal, o Benfica volta a estar de olhos postos na Primeira Liga. Os encarnados recebem o AVS na 31.ª jornada, a primeira de quatro finais até ser encontrado o campeão nacional.
As águias pretendem somar a terceira vitória consecutiva para que se mantenham na perseguição ao título. O objetivo é vencer e esperar que o Sporting tenha um deslize até ao dérbi lisboeta na penúltima ronda.
No outro lado vai estar o AVS, que não vence há seis jogos e pretende respirar para ficar de fora dos lugares de despromoção.
Momento de forma
O Benfica não perde há oito jogos e, nesses encontros, apenas deslizou contra o Arouca (2-2). A equipa liderada por Bruno Lage conseguiu uma vitória importante na passada ronda da I Liga, frente ao Vitória de Guimarães (0-3), numa deslocação difícil que deixou o empate para trás das costas. Este domingo, os encarnados regressam ao Estádio da Luz para continuarem a pressionar o Sporting na liderança do campeonato.
No último jogo do Benfica, diante do Tirsense, Bruno Lage optou por muitas poupanças na equipa e deixar de fora os titulares habituais, promovendo estreias e dando minutos a quem tem tido poucos. Com a missão de garantir um lugar no Jamor, as águias tiveram a oportunidade de descansar grande parte dos jogadores para que estejam na máxima força para o campeonato.
Em contrapartida, o AVS atravessa um dos momentos mais conturbados da temporada, tendo um registo de seis jogos sem vencer. Ainda assim, a equipa de Vila das Aves conseguiu pôr fim à série de cinco derrotas consecutivas, graças ao empate contra o Casa Pia (1-1) na anterior ronda.
O AVS precisa de vencer, sendo que qualquer ponto é importante, uma vez que estão na 16.ª posição na I Liga com 24 pontos somados. Atualmente, estão no lugar de play-off de despromoção, a dois pontos do Estrela da Amadora que está imediatamente acima na tabela.
Histórico de confrontos
Teoricamente, esta é a terceira vez que os dois emblemas se confrontam. No entanto, o passado histórico mostra-nos que o Benfica esteve frente a frente por diversas vezes com o Desportivo das Aves, clube que antecedeu o AVS.
Assim, os embates contra o Desportivo das Aves foram 18, sendo que as águias venceram em 16 ocasiões. Registam-se dois empates, o que significa que o Aves nunca venceu ao Benfica.
A ter em conta o presente, o AVS, esta será a terceira partida entre os clubes. A primeira aconteceu na temporada 2023/2024, a contar para a Taça da Liga, e terminou com um triunfo encarnado por 4-1.
O segundo confronto aconteceu esta época, na 14.ª jornada, com o jogo da primeira volta do campeonato. O resultado terminou empatado com o AVS a assegurar um ponto aos 90+4 minutos.
O que dizem os treinadores
Rui Ferreira, treinador do AVS: “Nós temos de fazer bem o nosso trabalho e depois lidar com o que o adversário pode fazer, sabendo que o Benfica em casa vai querer chegar rápido ao golo, mas o nosso objetivo é manter a nossa organização e tentar fazer o nosso jogo”
Bruno Lage, treinador do Benfica: "É concentração máxima no jogo. Estamos a entrar em momentos importantes da época e temos de nos focar no que controlamos. Jogo em casa, com apoio dos nossos adeptos. Por mais vontade que tenhamos de marcar golos aos 40 segundos nem sempre é possível, ou vencer por 3-0, mas com apoio dos adeptos a equipa não fica ansiosa.
Árbitro
A receção do Benfica ao AVS vai ser dirigida por Carlos Macedo, que vai estar acompanhado pelos assistentes André Dias e João Macedo. João Malheiro Pinto vai ser o quarto árbitro. No sistema de videoarbitragem, Pedro Ferreiro e Miguel Martins vão ser os juízes responsáveis.
Comentários