O Sporting recebe hoje o Moreirense em Alvalade e o objetivo é claro: o regresso às vitórias depois do primeiro desaire no campeonato frente ao SC Braga na Pedreira.
Já com todos os internacionais à disposição, Rúben Amorim conta ainda com dois jogadores moralizados: Gyökeres e Gonçalo Inácio brilharam na semana de seleções, este último ao serviço de Portugal, com um bis na goleada frente ao Luxemburgo.
A pressão está toda do lado dos Leões, que jogam em casa, e do outro lado está o décimo classificado com um arranque de temporada algo instável e que procura a surpresa fora de portas.
St. Juste é a única ausência confirmada para Rúben Amorim, que deverá repetir a fórmula Paulinho e Gyökeres na frente de ataque. São seis golos entre os dois avançados até ao momento.
Rui Borges vai esperar por um André Luís moralizado no ataque à baliza de Adán.
Histórico de confrontos claramente favorável ao Sporting
Apesar de as estatísticas pouco contarem na altura de a bola rolar, a verdade é que o historial só abona a favor dos Leões. O Moreirense nunca conseguiu vencer o Sporting em Alvalade e isso, por si só, é um dado de destaque.
Em 12 jogos para o campeonato, os Minhotos apenas conseguiram o empate por uma ocasião, em 2014/15. A mais recente igualdade entre os dois emblemas foi em Moreira de Cónegos em 2020/21, com os Leões já na altura orientados por Rúben Amorim. A última vitória do Moreirense foi em 2012/13 para a Taça de Portugal.
No que respeita à totalidade de golos, Sporting faturou por 51 vezes e o Moreirense apenas 22.
Momento de forma: Nenhum chega particularmente bem
Sporting e Moreirense não chegam no melhor momento de forma para este encontro. Do lado dos Leões, destaque para o mais recente empate na Pedreira diante o SC Braga (o primeiro desaire na temporada, que impediu a liderança no campeonato). De resto, só vitórias.
Do lado do Moreirense, a situação é um pouco mais instável. A única vitória do atual décimo classificado foi em Chaves na quarta jornada, apesar do mais recente resultado ser referente à terceira jornada em atraso com o SC Braga (derrota por 3-2). Fica ainda na retina a derrota frente ao FC Porto e o empate com o Famalicão.
Antevisão dos treinadores
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Vai ser uma escolha normal, sabendo que o principal objetivo é ganhar, mas temos de fazer alguma rotatividade. O princípio das grandes equipas, que conquistam e querem ganhar títulos, é o de toda a gente tem de estar a jogar, pois o ambiente no balneário é muito importante e para ninguém se sentir titular na equipa. Haverá rotatividade, não só por ser preciso tempo de descanso, mas porque o Sporting tem jogadores para isso."
Rui Borges, treinador do Moreirense: "Não quero desvalorizar nenhum dos adversários que já defrontámos, mas também não tenho dúvidas de que este será o jogo mais difícil até ao momento. Seja porque o Sporting é um candidato ao título, mas principalmente porque jogamos fora de casa e ainda não nos deparámos com um cenário desses. Saber gerir o ambiente que vamos encontrar também será algo novo para nós"
Sporting recebe o Moreirense este domingo às 20h30, com arbitragem de Manuel Oliveira. Carlos Campos e Hugo Santos são os assistentes e Anzhony Rodrigues é o quarto árbitro. No VAR estará Tiago Martins, apoiado por Hugo Ribeiro.
Comentários