O Benfica comunicou esta sexta-feira um resultado líquido negativo no valor de de 23,6 milhões de euros, número representa uma diminuição de 14,6 milhões de euros face ao período homólogo, de acordo com o relatório e contas do clube da Luz. Recorde-se que há cerca de duas semanas também a SAD das 'águias' tinha apresentado prejuízo, esse na ordem dos 35 milhões de euros.

"Esta variação é fundamentalmente justificada pela diminuição em 3,2 milhões de euros do resultado das participadas e pela diminuição do resultado operacional em 11,5 milhões de euros", justifica o Benfica no referido documento.

Os 'encarnados' explicam ainda que a contribuir para o resultado líquido negativo "está a incorporação de 23,7 milhões de euros negativos (30 de junho de 2021: 20,5 milhões de euros negativos) pela aplicação do Método de Equivalência Patrimonial na mensuração dos investimentos financeiros das participadas do Sport Lisboa e Benfica."

No relatório pode ler-se ainda que "as participadas que mais contribuíram de forma direta e indireta para a obtenção destes resultados foram a Benfica SAD e a Benfica SGPS, que atingiram resultados negativos no valor 35 milhões de euros (30 de junho de 2021: 17,4 milhões de euros negativos) e de 10,5 milhões de euros (30 de junho de 2021: 13,6 milhões de euros negativos), respetivamente".

Nem tudo é, contudo, negativo. O Benfica fez aproximadamente 17 milhões de euros em quotizações no último ano, alcançando o segundo melhor desempenho da história neste capítulo, revela ainda o mesmo Relatório e Contas do clube. Trata-se de um crescimento de 5% em comparação com os cerca de 16,2 milhões de euros obtidos em 2020/21.

Os encarnados registaram ainda mais 17.961 sócios a 30 de junho de 2022, um crescimento de 7,4% face ao período homólogo. Àquela data, o Benfica contava com 262.026 sócios ativos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.