O campeonato português está claramente virado a norte sendo que há onze equipas na Liga NOS que moram acima do Mondego, enquanto apenas cinco delas estão na zona centro e sul, havendo ainda duas equipas provenientes do Arquipélago da Madeira.

Sob este ângulo de abordagem e tendo em conta os cálculos do Google Maps, o Benfica terá de percorrer mais 1,586.1 quilómetros do que o FC Porto nas últimas dez jornadas da principal prova portuguesa, segundo cálculos efetuados pelo jornal Record e divulgados na edição impressa desta sexta-feira. Ou seja, as águias terão de percorrer um total de 3,710.2 quilómetros, enquanto o FC Porto "apenas" terá de galgar 2,124.2 kms.

Isto perfaz um total de 32 horas e 53 minutos para a turma da Luz e cerca de 19h17m para o conjunto orientado por Julen Lopetegui. Mas estes números não têm em conta as deslocações dos dois colossos aos terrenos do Marítimo e do Nacional e, no caso do FC Porto, poderão ainda acrescer as viagens dos jogos da Liga dos Campeões.

Neste capítulo, os nortenhos teriam alguma desvantagem, já que demorariam 1h46 numa viagem de ida e volta entre a cidade do Porto e o Funchal (o que perfaz um total de 20h63). Olhando para os encarnados, o tempo diminui para 1h23 (um total de 33h76) por cada visita a uma equipa da região. Contudo, não estão previstos jogos com nenhuma das equipas.

Tendo em conta que benfiquistas e portistas fazem as suas deslocações sempre de autocarro estes cálculos podem sofrer alterações devido a condicionantes como o trânsito, a escolha de percursos alternativos ou as condições atmosféricas. Além disso, os percursos calculados pelo jornal Record têm em conta que as viagens se processem desde os estádios das duas equipas, embora normalmente partam dos seus centros de estágios.

Resumindo, FC Porto acaba por fazer menos 13h36 do que o Benfica, cerca de 27 horas tendo em conta da ida e o regresso à sua cidade natal, algo que poderá influenciar o rendimento dos jogadores dentro de campo e ditar o futuro campeão nacional.