O treinador Jorge Jesus leva quatro jogos sem vencer o FC Porto, depois de ter arrancado a carreira pelo Sporting com três triunfos seguidos sobre o próximo adversário dos 'leões' no campeonato português.

Em quase três décadas de carreira como treinador - começou no Amora, em 1989 - Jorge Jesus defrontou o FC Porto em 44 ocasiões, divididas por 10 clubes diferentes, somando 10 vitórias, 11 empates e 23 derrotas.

Na primeira temporada ao comando dos 'leões', em 2015/16, Jesus conseguiu bater os 'dragões' nos dois jogos do campeonato, vencendo por 2-0, em Alvalade, com dois tentos de Slimani, e por 3-1, no Dragão, com novo 'bis' do argelino e um golo de Bruno César, sendo que Herrera marcou para os 'azuis e brancos'.

A época passada começou da mesma forma, no reduto 'leonino', com Slimani e Gelson Martins a anularem o tento inaugural de Felipe (2-1), mas, desde então, Jesus não voltou a vencer o rival portista, desde logo ao perder o jogo da segunda volta do campeonato, por 2-1.

Já as três partidas disputadas esta temporada saldaram-se em dois nulos (0-0), no campeonato e na meia-final da Taça da Liga - o Sporting viria a apurar-se para a decisão, ao vencer no desempate por grandes penalidades - e um desaire (1-0), no início deste mês, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.

Antes de rumar a Alvalade, o técnico, de 63 anos, já tinha disputado 29 confrontos de I Liga frente ao FC Porto, nos quais somou apenas três vitórias, todas ao serviço do Benfica, o qual liderou entre 2009 e 2015. Um dos momentos mais marcantes na carreira de Jorge Jesus foi quando Kelvin marcou aos 91 minutos na época 2012/13, fazendo com que o FC Porto roubasse o título de campeão ao Benfica.

Veja o vídeo

Em 2009/10, o argentino Saviola deu o triunfo pela margem mínima aos 'encarnados' (1-0), na Luz, enquanto em 2013/14, também em Lisboa, as 'águias' bateram os portistas por 2-0, com tentos de Rodrigo e Garay.

A última temporada no clube da Luz (2014/15), ficou marcada pelo primeiro triunfo de Jesus na casa portista, em jogos do campeonato. Os dois golos de Lima (2-0) também colocaram fim a um hiato benfiquista no reduto rival, que durava desde 2005.

O clássico entre FC Porto e Sporting, que abre a 25.ª jornada, está marcado para sexta-feira, a partir das 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.