O tetracampeão nacional leva quatro pontos de atraso em relação à dupla que comanda a Liga, o Sporting de Braga e Benfica, pelo que a margem de manobra para novo tropeção é reduzida, depois do susto que a União de Leiria pregou no último jogo no Dragão para a Taça da Liga.
O Sporting regista um atraso de doze pontos em relação ao duo da frente, dificilmente recuperável, mas a equipa tem vindo a crescer de rendimento e com condições para minimizar os efeitos de um início de época desastroso.
Os “leões” terão hoje pela frente um adversário difícil, o Nacional da Madeira, que aliás soma o mesmo número de pontos do Sporting, 24.
De registar mais dois jogos antecipados da 16ª jornada, o Olhanense-Naval 1º de Maio e o Vitória de Guimarães-Vitória de Setúbal, nos quais emerge a luta pela fuga aos últimos lugares da despromoção.
A equipa algarvia, 14º classificado com 11 pontos, não vence um jogo oficial há mais de quatro meses e terá de "quebrar o enguiço", caso contrário poderá cair numa situação delicada.
O Vitória de Setúbal, 13º com 12 pontos, tem uma deslocação complicada a Guimarães, um local onde será difícil marcar pontos para a fuga aos últimos lugares da tabela.
Comentários