O FC Porto, com uma vitória 'dramática' sobre o Sporting de Braga, aos 90+5 minutos, e o Sporting, que derrotou o Vitória de Sebúbal, aproveitaram a 'escorregadela' do Benfica e encurtaram distâncias na I Liga de futebol.

Rui Pedro, estreante na primeira equipa do FC Porto na Liga, deu a vitória aos portistas no Dragão e colocou ponto final num 'jejum' que durava já há quatro jogos, relançando a equipa na prova, já que reduz o atraso para o Benfica para quatro pontos.

A 12.ª jornada também é positiva para o Sporting, que, depois de vencer a equipa setubalense por 2-0, vai para o dérbi lisboeta com o Benfica, no próximo fim de semana, com a possibilidade de passar para a frente da classificação.

Após os jogos de hoje, o Benfica - que na sexta-feira perdeu com o Marítimo por 2-1 - lidera com 29 pontos, seguido por Sporting, que tem 27, e FC Porto, que passou a ter 25, passando o Sporting de Braga, que caiu para quarto, com 23.

Depois de mais de 500 minutos sem marcar, o FC Porto quebrou finalmente o 'enguiço', graças a um jovem que até agora tinha evoluído no Porto B, tendo sido lançado no plantel na terça-feira passada contra o Belenenses, na Taça da Liga.

O jogo teve sentido único, sobretudo depois de Artur Jorge ser expulso aos 35 minutos, mas, mais uma vez, os 'dragões' mostraram-se perdulários, desperdiçando mesmo uma grande penalidade, por André Silva (37).

Antes, em Alvalade, o Sporting conseguiu uma vitória firme sobre o Vitória de Setúbal, chegando ao intervalo com o resultado feito - golos de William Carvalho, aos seis, e de Bruno César, aos 36.

A vitória poderá ser um 'tónico' importante para o Sporting, que tem à porta dois jogos essenciais - na quarta-feira joga em Varsóvia com o Legia a ida à Liga Europa e depois, no fim de semana, discute com o rival Benfica o comando da Liga portuguesa.

Também hoje, o Rio Ave ganhou ao Tondela por 3-1, o que lhe valeu a subida ao sexto lugar, com 17 pontos, com os mesmos pontos do sétimo, o Marítimo.

Yazalde, Gil Dias e Filipe Augusto fizeram os golos vila-condenses, enquanto que pelo Tondela marcou Bruno Monteiro.