Wanderson Galeno parece estar finalmente na época de afirmação no FC Porto. Depois de sucessivos empréstimos ao Portimonense, Rio Ave e da cedência definitiva ao SC Braga, o mercado de inverno da temporada passada motivou um regresso do extremo brasileiro ao Dragão para colmatar a ausência pesada de Luis Díaz.

Na altura, muitas foram as críticas às capacidades do sucessor, mas a verdade é que neste momento, Galeno já é uma peça recorrente nas escolhas de Sérgio Conceição e um dos principais marcadores da equipa.

Quem nunca duvidou das capacidades do jogador foi Luís Mata, lateral-esquerdo que atua no Pogon, da Polónia, e que partilhou balneário com Galeno na equipa B do FC Porto em 2016/17.

"Quando ele chegou rapidamente evidenciou as qualidades que hoje mais o destacam. Velocidade e um para um. Fazia a diferença de forma acentuada. Teve uma afirmação rápida e assumiu uma influência clara em golos e assistências", comentou, destacando estes momentos como o início de uma "grande carreira".

Luís Mata via o extremo brasileiro como um elemento tímido de balneário que atualmente está numa fase de afirmação sob o leme de Sérgio Conceição.

"Pode ser a época de afirmação, até porque já vem de boas épocas noutros clubes. Na qualidade individual é muito forte, tem uma velocidade que poucos têm e não hesita no um para um. Com estabilidade e regularidade será mais-valia. É isso que se vê. O Sérgio está a trabalhá-lo muito bem e também ele é um candidato a ser vendido mais tarde. Está na idade certa para com duas grandes épocas no FC Porto, dar também o seu retorno financeiro", rematou.

Galeno soma esta temporada dois golos e uma assistência em seis jogos. Tem contrato até 2026 e uma cláusula de rescisão no valor de 50 milhões de euros.