Declarações de João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, e de Jhonder Cádiz, avançado dos nortenhos, após a derrota frente ao Benfica
João Pedro Sousa
Resultado é duro? "Sim, foi uma primeira parte equilibrada, mas faltou um pouco de agressividade ofensiva e defensiva. Conseguimos controlar alguns momentos do jogo, mas a primeira parte foi curta da nossa parte. A segunda parte foi totalmente diferente e reagimos, tentámos levar o jogo para perto da baliza do Benfica, tivemos oportunidades de golo, mas não conseguimos marcar. Sofremos o segundo golo num contra-ataque, tal como no primeiro golo. A equipa acusou o 2-0, sentíamos que estávamos bem no jogo e ese foi o momento-chave. O 3-0 é muito, muito pesado.
Famalicão com duas partes distintas: "Se o jogo tivesse só a segunda parte, dizia que merecíamos outro resultado, mas infelizmente temos de fazer uma análise de forma fria e fico com a sensação de que podíamos ter feito melhor na primeira parte. Mérito do Benfica também. Fizemos um jogo muito positivo e estou muito contente com os jogadores, fizeram o que nós trabalhamos. A segunda parte foi muito boa."
Disse que vinha impor o seu jogo: "No ataque posicional fomos criando alguma circulação, mas foi noutro momento do jogo que tivemos dificuldades. Foi nos duelos, perdemos vários duelos. Depois, houve alguma apatia nas reações que o jogo pedia. Tínhamos de antecipar determinadas situações, como aconteceu no primeiro golo. Há uma bola longa para o Cádiz, a equipa sabe que ele podia ganhar a primeira bola e tínhamos de ser muito mais fortes na segunda bola. Na segunda parte retificámos isso e estivemos muito bem."
Falta eficácia "Se juntarmos as oportunidades dos últimos 5/6 jogos é assustador o facto de não fazermos golos. Começo a dizer que às vezes podíamos ter algum azar e a bola começar a entrar na baliza. Acertamos em todo o lado, menos na baliza. A responsabilidade é minha. Por outro lado, sabemos que temos conseguido encontrar o caminho das balizas. Mas estamos a acertar no guarda-redes, nos postes, nas redes..."
Jhonder Cádiz
Análise ao jogo: "É um resultado enganador. Na segunda parte, dominámos quase o jogo inteiro, sofremos 2 contra-ataques e sofremos 2 golos. O Benfica tem jogadores muito bons. Agora é ficar com a cabeça fria e voltar no próximo domingo para tentar vencer em casa."
Plano de jogo: "Acho que o plano de jogo foi muito bom. Faltaram os golos, não estamos a conseguir concretizar as oportunidades. O futebol é isto. Fizemos um jogo muito bom. Tivemos muito a bola na segunda parte, sofremos 2 contra-ataques, estávamos descompensados atrás. Os jogadores do Benfica são muito bons no que fazem".
O Benfica venceu hoje o Famalicão por 3-0, na 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e assumiu a liderança provisória do campeonato, aguardando agora pelo resultado do Sporting na visita ao Portimonense.
No Estádio da Luz, no último jogo das duas equipas em 2023, o brasileiro Arthur Cabral inaugurou o marcador aos 31 minutos, na sua estreia a marcar no campeonato, com os ‘encarnados’ a ampliarem a vantagem por Rafa Silva, aos 85, e pelo croata Musa, aos 89.
Com este resultado, o Benfica, que somou o segundo triunfo consecutivo na prova, está provisoriamente em primeiro, com 36 pontos, mais dois do que o Sporting, que apenas joga no sábado, e mais cinco que o FC Porto, que defronta ainda hoje o Desportivo de Chaves, enquanto o Famalicão não vence há cinco jogos e é sétimo, com 18.
Comentários