A escolha do capitão de equipa, por norma, recai num jogador com peso e influência dentro do balneário. No caso do Sporting, Jorge Jesus tem William Carvalho e Rui Patrício como os donos das braçadeiras em igual consideração.

Segundo o jornal Record, o treinador do clube leonino acredita que tanto o médio como o guarda-redes são peças importante pelo que apenas escolhe que enverga a braçadeira perto de um encontro da equipa. Esta temporada, Rui Patrício foi capitão de equipa por oito ocasiões enquanto William usou a braçadeira sete vezes.

Os dois jogadores são os elementos que há mais anos estão em Alvalade e são produtos da academia leonina. O peso que têm dentro do plantel é maior e mesmo o facto de, no caso de William, terem sido associados à saída não evita que mantenha o posto.

Na hierarquia leonina, Bruno César e Coates são os nomes que se seguem em termos de ficar com a braçadeira de capitão. O médio brasileiro é um atleta que agrada a Jorge Jesus enquanto o uruguaio tem vindo a ganhar estatuto dentro do plantel do Sporting face à importância quem tem no setor defensivo.