Está aí à porta o clássico entre FC Porto e Sporting que terá lugar no estádio do Dragão. Com seis pontos a separar os dois da frente, os leões sabem que só a vitória e os três pontos abrem em definitivo o campeonato.

Os dragões vêm de uma série de 16 vitórias consecutivas na I Liga e até ao momento somaram 19 vitórias e dois empates, um deles contra os leões na 1.ª volta em Alvalade (1-1) e frente ao Marítimo na Madeira (1-1).

Em comparação com o ano passado, os verdes e brancos têm apenas menos dois pontos do que no ano passado. A diferença fazem-se mesmo nas derrotas e no número de empates. À 21.ª jornada em 20/21, os leões somavam 55 pontos, com quatro empates e nenhuma derrota. Decorridos os mesmos jogos na Liga, os verdes e brancos somam menos empates (2), mas averbaram duas derrotas frente ao Santa Clara e SC Braga. São esses dois desaires que fazem para já a diferença no topo do campeonato.

Em relação os golos marcados e sofridos, os leões contam com menos um do que no ano passado em igual período (41) e 13 golos averbados contra os 10 sofridos no ano passado.

O leão terá assim que usar todos os argumentos para surpreender o FC Porto no seu reduto. Não será uma tarefa fácil, já que os verdes e brancos não vencem para o campeonato no estádio do Dragão desde a temporada de 2015/16. Nessa época, com Jorge Jesus no comando técnico, os verdes e brancos impuseram-se por 3-1, com golos de Islam Slimani (2) e Bruno César. Pode ser assim um bom pronúncio o regresso do dianteiro argelino ao Dragão para disputar mais um clássico. Resta saber se o atacante será lançado na partida por Rúben Amorim, uma vez que Paulinho deverá ser a aposta no onze titular.

O clássico entre FC Porto e Sporting joga-se na próxima sexta-feira, a partir das 29h15.