O Sporting, líder isolado da I Liga de futebol, tem na segunda-feira uma difícil deslocação ao campo do Boavista, numa nona jornada em que o Benfica recebe o Casa Pia e o FC Porto vai a Vizela.

Depois de um intervalo de mais de duas semanas, primeiro devido à pausa para as seleções e depois por causa da Taça de Portugal, o campeonato regressa com o Sporting a ter à prova a liderança e o estatuto de única equipa até agora imbatível com uma deslocação ao Estádio do Bessa, onde, já esta temporada, o campeão Benfica saiu derrotado (3-2), logo na primeira ronda.

Com apenas menos um ponto, no segundo lugar, os ‘encarnados’ vão tentar esquecer o desastre da Liga dos Campeões e regressar às boas exibições perante um vizinho lisboeta, com o FC Porto, com menos dois em terceiro, a visitar o penúltimo classificado.

Destaque ainda para o Sporting de Braga, quarto posicionado a seis pontos do líder, que encontra outro emblema do Minho, o Gil Vicente, em Barcelos, com Bruma, em destaque esta época, ainda em dúvida na equipa de Artur Jorge por causa de problemas físicos.

Com o objetivo de manter o comando da I Liga, e também a invencibilidade, o Sporting defronta na segunda-feira o Boavista, no jogo que encerra a ronda, com o emblema portuense a entrar em campo ainda sem qualquer desaire no Bessa, somando dois triunfos e dois empates, números que ajudam a colocar a equipa de Petit no sexto lugar da competição.

Na última temporada, o Sporting saiu mesmo derrotado do terreno do Boavista, por 2-1.

Caso não tenha uma surpresa desagradável com o Raków para a Liga Europa, o Sporting tem tudo para se apresentar nas melhores condições e com o seu melhor ‘onze’, perante um emblema portuense que, até agora, em 2023/24, só foi derrotado por uma vez.

Dois dias antes, no sábado, o Benfica vai tentar somar a oitava vitória seguida na I Liga, frente ao atual 10.º classificado, mas, sobretudo, está obrigado a reconquistar os seus adeptos, num encontro em que o argentino Di Maria é a principal dúvida nos ‘encarnados’, devido a lesão.

A formação do alemão Roger Schmidt vem de nova derrota na ‘Champions’ (1-0 em casa com a Real Sociedad), prova em que ainda não pontuou nem marcou qualquer golo, e de uma série de exibições ‘cinzentas’ que levantaram preocupações para o lado da Luz.

Já o FC Porto viaja no domingo a Vizela após o seu melhor resultado até agora na época, um 4-1 na Bélgica sobre o Antuérpia para a Liga dos Campeões, com o avançado Evanilson em forma, após ter assinado um ‘hat-trick’ nesse jogo, e igualmente com Pepe de regresso ao centro da defesa, após paragem por lesão.

A jornada arranca na sexta-feira, com o Arouca, 15.º classificado, a receber o Moreirense, que segue num traquilo oitavo posto.

Programa da nona jornada:

- Sexta-feira, 27 out:

Arouca – Moreirense, 20:15

- Sábado, 28 out:

Portimonense - Estoril Praia, 15:30

Benfica - Casa Pia, 18:00

Vitória de Guimarães - Desportivo de Chaves, 18:00

Gil Vicente - Sporting de Braga, 20:30

- Domingo, 29 out:

Rio Ave - Farense, 15:30

Estrela da Amadora - Famalicão, 18:00

Vizela - FC Porto, 20:30

- Segunda-feira, 30 out:

Boavista – Sporting, 20:15