Julen Lopetegui foi hoje parco em palavras sobre o facto de o FC Porto ter perdido a luta pelo campeonato com o Benfica e deixou uma lacónica declaração sobre o êxito dos encarnados: "Parabéns a todos os que colaboraram no título do Benfica".

Em declarações prestadas na conferência de imprensa após o empate (1-1) com o Belenenses, o técnico do FC Porto assumiu a frustração dos seus jogadores por terem perdido matematicamente o título. "O balneário está logicamente desolado, porque hoje matematicamente perdemos a Liga. Era difícil, o Benfica tinha de falhar em dois jogos e nós não podíamos falhar. Lamentavelmente não aconteceu. Creio que tivemos uma primeira parte irregular, na segunda parte a equipa controlou o jogo em absoluto. Pelo caminho houve também uma jogada de grande penalidade bastante clara. E logo, numa jogada absurda, com vantagem numérica, concedemos um golo numa jogada que acontece", disse Lopetegui.

Confrontado se se sentia com condições para continuar à frente dos dragões, o técnico espanhol de 48 anos foi claro no compromisso com os azuis e brancos. "Tenho contrato com o FC Porto. Tenho um compromisso com um projeto em que acredito que se desenvolveu muito e que se vai desenvolver mais para crescer em todos os aspetos e ganhar títulos. Mas sim, absolutamente sim", frisou.

Já em relação ao jogo com o Belenenses, o técnico portista reconheceu que a sua formação não entrou bem, mas que se recompôs e deixou ainda algumas críticas à arbitragem. "Na primeira parte faltou-nos um pouco de tranquilidade. Tivemos muitas perdas de bola, depois tivemos mais controlo e ocasiões", começou por referir, passando depois a falar de dois lances que mereceram os seus protestos no banco de suplentes por pretensas grandes penalidades não assinaladas: "Não me sinto bem a falar disso, mas são lances que aconteceram."