Este artigo tem mais de 10 anos
As eleições estão marcadas para sexta-feira.
O candidato da lista B, Nuno Carvalho, pode vir a solicitar a impugnação das eleições do Sporting de Braga se concluir que é ilegal o impedimento da consulta de documentos pelo presidente da mesa da assembleia-geral, José Mendes.
Em comunicado enviado hoje à comunicação social, Nuno Carvalho conta que pediu uma reunião a José Mendes «com caráter de urgência», «por ter tido conhecimento de eventuais erros processuais na formulação dos procedimentos da lista A, encabeçada por António Salvador», nomeadamente «uma irregularidade formal nas folhas de assinatura da candidatura».
«Para espanto do candidato da lista B, o presidente da mesa da AG não permitiu que este pudesse verificar ou consultar os documentos legais das candidatura confrontando de modo ‘estranho' o candidato Nuno Carvalho, numa postura nada condizente com a função que exerce no Sporting de Braga», pode ler-se.
A candidatura da lista B aponta esses «atos de prepotência e de autoritarismo» como «uma face oculta da atual estrutura diretiva do Sporting de Braga».
O candidato garante que «irá agir de modo a que o ato eleitoral decorra dentro da normalidade mas, caso conclua que a atitude do presidente da mesa da AG, de ocultar e impedir acesso aos documentos, seja ilegal irá solicitar a impugnação do ato eleitoral».
Contactado pela agência Lusa, José Mendes confirma a reunião e classifica a atitude de Nuno Carvalho como de «extemporânea», uma «manobra de diversão».
«Disse-lhe que houve um período para a aceitação das candidaturas, três dias depois da entrega das mesmas, e que, utilizando o mesmo critério, decidi que as listas estavam regulares e na altura, numa reunião que tivemos com ambas as candidaturas, a lista B não colocou nenhuma objeção. Não houve nada que me tivesse levantado alguma dúvida e não podia ser por um 'diz que disse' que eu ia reabrir este processo», disse.
O dirigente entende que não há «razões substantivas» para reabrir o processo e diz que um eventual pedido de impugnação não o preocupa.
«Disse hoje ao candidato Nuno Carvalho que me parece que há uma tentativa de agarrar em qualquer suspeita de forma a possibilitar a impugnação das eleições, o que me deixa bastante insatisfeito enquanto presidente da AG, porque eu gostaria era de ver debatidas as questões sérias e de projeto para o Sporting de Braga», afirmou.
Comentários