O ano de 2023 fechou com o Sporting a confirmar-se como líder isolado da Primeira Liga, ao somar uma vitória suada em Portimão, por 2-1, que deixou os leões com um ponto de vantagem sobre o Benfica no topo da tabela classificativa. Um bom presságio para os lados de Alvalade, se pensarmos que nas duas anteriores ocasiões em que os leões viraram o ano na frente neste século (2001/22 e 2020/21) sagraram-se campeões.

Mas a  época ainda vai a meio e os leões terão ainda muito trabalho pela frente para que esta temporada se revele mesmo um sucesso. A começar já pelo mês de janeiro e pelas primeiras semanas de fevereiro, com algumas deslocações complicadas e a atribuição do primeiro troféu que os verdes e brancos podem erguer.

2024 começa com dois jogos em casa, um para a Liga, outro para a Taça

A equipa de Rúben Amorim volta à ação, para o seu primeiro jogo de 2024, já nesta sexta-feira, em Alvalade. A partir das 18h45, o Sporting recebe o Estoril para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O favoritismo estará do seu lado, ainda para mais tendo em conta que os leões venceram até ao momento todos os jogos que disputaram em casa a nível interno esta temporada, mas pela frente terão uma equipa em claro crescendo, que ganhou em quatro das últimas seis jornadas, detém o terceiro melhor ataque do campeonato e já venceu o FC Porto no Estádio do Dragão.

Depois, a 9 de janeiro, terça-feira, o Sporting vira atenções para a Taça de Portugal, troféu que nunca ergueu sob as ordens de Rúben Amorim   Uma vez mais a partir das 18h45, os verdes e brancos recebem no José Alvalade o Tondela, atual 6.º classificado da Segunda Liga.

Duas deslocações a norte antes da decisão Taça da Liga

Se em casa o Sporting segue 100 por cento vitorioso a nível interno esta época, os jogos fora já trouxeram alguns dissabores. E janeiro trará duas deslocações a norte para defrontar as duas equipas que neste momento ocupam os dois últimos lugares na Primeira Liga.

A partir das 18h00 de sábado, 13 de janeiro, o Sporting joga em Trás os Montes com o Chaves. Uma deslocação longa e que nunca é fácil, ainda para mais num mês de Inverno. O Chaves, ainda assim, ocupa atualmente o último lugar da classificação da Primeira Liga, sofreu seis derrotas nas últimas sete jornadas e tem o pior registo defensivo da prova.

O encontro com os flavienses marcará o fecho da primeira volta do campeonato para a turma de Rúben Amorim, que contudo arrancará a segunda volta com nova deslocação ao norte, desta feita ao Minho. A 18 de janeiro, uma quinta-feira, pelas 20h15, o Sporting visita o terreno do Vizela, que neste momento é penúltimo da tabela e não ganha há quatro jogos. O Vizela, a jogar em casa, costuma fazer suar os grandes, mas a verdade é que não conseguiu roubar pontos a Benfica, FC Porto e Braga. E o Sporting ganhou todos os jogos oficiais que disputou ao longo os anos com os vizelenses.

Em Leiria para tentar recuperar a Taça da Liga

Depois destas duas deslocações a norte para a Primeira Liga, as atenções viram-se para a final four da Taça da Liga, que uma vez mais será jogada em Leiria. Finalista vencido na época passada, o Sporting tinha vencido as duas anteriores edições da prova e vai tentar recuperar o troféu.

Para tal, começa por medir forças com o Sporting de Braga na primeira das meias-finais, pelas 19h45 de 23 de janeiro. Será o segundo embate entre leões e guerreiros na presente época, depois do empate a um golo no Minho, para o campeonato.

Se vencerem, os verdes e brancos medirão depois forças no sábado, 27 de janeiro, igualmente a partir das 19h45, com o vencedor da outra meia-final, que coloca frente a frente Estoril e Benfica.

Regresso a casa para pensar no campeonato, antes da Europa

Decidida a atribuição da Taça da Liga, o Sporting vai regressar a Alvalade para a 19.ª jornada da Primeira Liga. O adversário será o Casa Pia (a data dependerá de os leões terem passado ou não à final da Taça da Liga).

Depois, e antes do regresso aos palcos europeus, mais dois importantes jogos para a Primeira Liga: uma deslocação ao terreno do Famalicão e novo embate com o Braga, agora em casa.

Depois, a meio de fevereiro - dia 15, pelas 17h45 - o Sporting vai jogar a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, na Suíça, diante do Young Boys. A segunda mão será uma semana mais tarde, em Alvalade, com uma visita ao Moreirense pelo meio, a contar para a jornada 22 da Primeira Liga. Será um mês e meio de muitos jogos e que ajudará clarificar até onde o Sporting pode mesmo chegar esta temporada.