O Rio Ave averbou este domingo a sua primeira vitória fora na Liga portuguesa de futebol, construída ainda antes do intervalo, ao vencer o Olhanense por 2-0, em encontro da 18.ª jornada da prova.

Um golo de Yazalde, no minuto inicial, e outro de João Tomás, à beira do intervalo, ambos aproveitando a passividade da defensiva algarvia, deram a vitória aos vilacondenses, depois de um ciclo de três jogos na Liga sem triunfos.

O Rio Ave cumpriu, assim, a tradição no seu histórico de confrontos da Liga em Olhão, onde nunca perdeu, somando duas vitórias e um empate.

Ainda com muitos adeptos a procurarem os seus lugares nas bancadas, o Rio Ave abriu o ativo logo no primeiro minuto, com Yazalde a aproveitar a passividade da defesa algarvia para atirar a contar, na sequência de um canto.

O Olhanense acusou a desvantagem, com o setor defensivo a demonstrar muito nervosismo e, aos 10 minutos, Yazalde esteve perto do segundo, mas Fabiano Freitas evitou o "chapéu".

Um corte "in extremis" de André Pinto, a um remate de João Tomás, aos 23 minutos, foi o sinal que despertou os algarvios, até então sem capacidade para se libertarem da "teia" montada pelos vilacondenses.

Salvador Agra, aos 29 minutos, e Yontcha, aos 41, protagonizaram as melhores situações do Olhanense até ao intervalo, com o guardião Huanderson a somar duas excelentes defesas.

O Rio Ave acabaria por aumentar a vantagem contra a corrente do jogo, a um minuto do intervalo, novamente com muitas culpas para a defensiva algarvia, que deu tempo e espaço para João Tomás cabecear de forma certeira, após centro de Yazalde.

Com dois golos de desvantagem, o técnico Sérgio Conceição arriscou no início da segunda parte, fazendo recuar Salvador Agra para lateral direito e colocando Toy em jogo.

O Rio Ave até desperdiçou a primeira oportunidade, com Yazalde a proporcionar boa intervenção a Fabiano Freitas (53 minutos), antes do melhor período dos locais.

Em um minuto, Huanderson brilhou após remate de um isolado Wilson Eduardo (62 minutos) e Toy, livre de marcação, falhou o cabeceamento de forma escandalosa (63).

Com o passar do tempo, o Olhanense foi perdendo "gás" e o Rio Ave até terminou o encontro a segurar o triunfo de forma tranquila.

Com este triunfo, o Rio Ave saltou para o 11.º lugar, com 18 pontos, menos três do que o Olhanense, sétimo classificado, ambos à condição.