Os relatórios das SAD's dos três 'grandes' do futebol português, enviadas à CMVM, permitem concluir que o Benfica é o único dos três a ter obtido lucros no primeiro semestre da época 2015/16 (4,6 milhões de euros). FC Porto e Sporting, por outro lado, obtiveram perdas de 17,6 milhões e 18,2 milhões, respetivamente.

Os documentos, disponíveis para visualização no site da CMVM, contêm diversos pontos interessantes e um deles é o que se refere às folhas salariais. O Benfica é o único dos três 'grandes' a ter reduzido os seus encargos com pessoal em relação ao período homólogo. FC Porto e Sporting aumentaram o investimento em pessoal de forma considerável.

As despesas do clube da Luz com salários passaram de 29,5 milhões para 26,5, o que implica uma redução de 10,2% nos gastos com pessoal. Já o Sporting aumentou de 12,1 milhões no primeiro semestre da época passada para 23,5 milhões na presente temporada. Significa isto um aumento de cerca de 94% nas despesas. O FC Porto, por fim, aumentou os gastos de 26 milhões para 38,6 milhões: um aumento de cerca de 48%.

No caso do clube da Invicta, porém, há um ponto final a apontar: os 'dragões' recordam que os custos com o pessoal foram "significativamente influenciados pela integração da Avenida dos Aliados, com os seus vários colaboradores, no perímetro de consolidação da FC Porto – Futebol, SAD". Refere-se isto à sociedade de comunicação de nome Avenida dos Aliados, que produz os conteúdos do Porto Canal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.