A SAD do Famalicão completou cinco anos de existência na última quarta-feira e, fazendo um balanço, pode dizer-se que o clube nortenho está no caminho certo.
Nestes cinco anos da SAD, o Famalicão esteve duas vezes nas meias-finais da Taça de Portugal e em ambos os casos ficou perto de garantir um lugar no Jamor: em 2019/2020 ficou a golo de eliminar o Benfica e em 2022/23 quase que ia penáltis diante do FC Porto no Dragão, antes de sofrer dois golos nos descontos do prolongamento.
Além das boas campanhas na Taça de Portugal, o clube esteve perto de conseguir um lugar nas provas da UEFA no ano de regresso à Primeira Liga, mas perdeu essa luta no último minuto da derradeira jornada.
Mas é no lado financeiro que a SAD famalicense tem dado nas vistas. O clube vendeu Pedro Gonçalves e Manuel Ugarte ao Sporting por 13,5 ME E 12,5 M respetivamente, em dois negócios faseados: os leões começaram por comprar 50 por cento dos passes dos dois jogadores e foram adquirindo mais partes dos direitos económicos dos dois atletas ao longo dos anos. No total, só em Ugarte e Pedro Gonçalves, o Sporting deixou 26 milhões de euros nos cofres da SAD do Famalicão.
Nos cincos anos da SAD liderada por Miguel Ribeiro, o Famalicão arrecadou, 37 milhões de euros em vendas de jogadores, tendo investido 11,8 milhões em compras.
Além das vendas de Ugarte e Pedro Gonçalves, o clube nortenho vendeu Toni Martinez ao FC Porto por 3,2 ME, Charles Pickel ao Cremonese por 3,8 ME, Anderson Silva ao BJ Guoan por 2 ME. Os empréstimos de Gustavo Assunção ao Galatasaray e Dylan Batubinsika ao Maccabi Haifa renderam 100 mil euros cada.
A próxima joia a sair será Iván Jaime. O craque espanhol foi eleito Melhor Jogador Jovem da I Liga, depois de uma época fantástica onde fez nove golos e três assistências na prova. Há interesse de emblemas espanhóis nos seus serviços, assim como de clubes nacionais como são os casos do FC Porto e do Sporting.
Iván Jaime está avaliado em cinco milhões de euros mas o Famalicão poderá ate receber uma verba maior pela sua estrela.
Comentários