O Estádio de Alvalade acolhe no próximo sábado o 230.º clássico entre Sporting e FC Porto. Recorde algumas curiosidades dos confrontos entre 'leões' e 'dragões' no futebol português:

- O Futebol Clube do Porto foi fundado a 28 de Setembro de 1893 por um jovem comerciante de seu nome António Nicolau d’ Almeida. Sem grande actividade nos primeiros anos ganhou novo impulso, a 2 de Agosto de 1906, com José Monteiro da Costa. Em Dezembro desse mesmo ano, no campo da Rua Rainha, o FC Porto recebia o baptismo nas pugnas desportivas ao defrontar o Boavista Footballers Club: o clube, no entanto, decidiu manter o ano de 1893 como data de fundação.

- O primeiro Sporting-FC Porto para o Campeonato Nacional disputou-se na 8.ª jornada da época 1938/39 e terminou empatado 4-4. No Estádio do Lumiar, a 12 de Março de 1939, os 'leões' conseguiram uma magnífica recuperação, pois perdiam, por 1-4, ao intervalo. Os golos 'leoninos' foram apontados por Aníbal Paciência, bis de Fernando Peyroteo e um autogolo do portista Sacadura.

- A maior goleada do Sporting ao FC Porto, no Campeonato Nacional, aconteceu a 24 de Janeiro de 1960 (16.ª jornada), por 6-1. Todos os golos 'leoninos' foram apontados por jogadores sul-americanos: os avançados brasileiros Vadinho (3) e Faustino (2) e um golo do médio peruano Seminário.

- O resultado mais comum nos jogos do Campeonato Nacional entre estes emblemas é de 2-1 (ocorreu por 21 ocasiões), sendo a última vez a 2 de março de 2018 num jogo da 25ª jornada em que o FC Porto venceu o Sporting no Estádio do Dragão com golos de Marcano, Brahimi e Rafael Leão.

- Um clássico que os adeptos do Sporting não esquecem é o de 1999/00. O jogo da 26.ª jornada, realizado a 18 de Março de 2000, marcou a viragem no Campeonato Nacional com o triunfo 'leonino' por 2-0 (golos de André Cruz e Acosta). O Sporting assumiu nesse dia a liderança, para não mais a largar, tendo os 'leões' conquistado o 17.ª título nacional do seu palmarés.

- No novo Estádio José Alvalade, entre Sporting e FC Porto, já foram disputados 15 jogos para o Campeonato Nacional. Os 'leões' somam seis vitórias, sete empates e duas derrotas. A última vitória para o campeonato aconteceu a 28 de agosto de 2016 com o triunfo por 2-1. Felipe abriu o marcador para o FC Porto mas Slimani e Gelson Martins fizeram a reviravolta.

- Fernando Peyroteo e Manuel Vasques são os melhores marcadores da história destes confrontos para o Campeonato Nacional, com um total de dez golos cada. Segue-se Jesus Correia, com sete remates certeiros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.