Muitas mexidas na tabela da Primeira Liga, desde que a prova foi retomada no início de junho, três meses depois da sua interrupção na primeira semana de março devido a pandemia de COVID-19.

A incógnita sobre qual seria prestação das equipas num ambiente desfavorável após três meses sem competição confirmou-se em campo, com os principais emblemas a terem muitas dificuldades para se superiorizarem a equipas teoricamente mais fracas.

A ausência de público nas bancadas tem tido um efeito negativo maior em formações como FC Porto e Benfica, equipas habituadas a jogar com 40 e 60 mil adeptos quando atuam em casa e também a levar milhares de adeptos para fora.

Nas cinco jornadas já disputadas desde o recomeço, três meses depois da interrupção da Primeira Liga devido a pandemia de COVID-19, nenhuma equipa conseguiu vencer todos os jogos. De todos, o Sporting é aquele que se apresenta melhor, tendo amealhado 13 dos 15 pontos em jogo.

Dos 'três grandes', o Benfica é quem está em piores condições: nos cinco jogos disputados nesta retoma da Liga, venceu um, empatou dois e perdeu outros dois, somando apenas cinco dos 15 pontos em jogo. Isso fez com que esteja mais longe da liderança, agora com menos seis pontos que o FC Porto. Os líderes da I Liga também estão a dar-se mal com esta retoma, já que somaram 10 dos 15 pontos possíveis (empate com o último, Aves, e derrota com o Famalicão).

Dos 18 emblemas da Primeira Liga, o Aves, que já desceu de divisão, foi aquele que menos somou neste retomar da I Liga: apenas um ponto, curiosamente ganho frente ao líder FC Porto.

Destaque também para o surpreendente Portimonense, a segunda equipa que mais pontos somou nesta retoma e a única sem derrotas, a par do Sporting. Os comandados de Paulo Sérgio amealharam 11 dos 15 pontos em disputa, quase metade dos que tinha (16 pontos) até a I Liga ser interrompida em março.

Os pontos e a classificação de cada equipa na retoma da I Liga (entre parêntesis, a posição global e os pontos totais)

Sporting - 13 pontos (3.º lugar 55 pontos)

Portimonense - 11 pontos (17.º lugar 27 pontos)

FC Porto - 10 pontos (1.º lugar 70 pontos)

Paços de Ferreira - 9 pontos (13.º 31 pontos)

Boavista - 9 pontos (9.º lugar 38 pontos)

Rio Ave - 9 pontos (5.º lugar 47 pontos)

Famalicão - 8 pontos (6.º lugar 45 pontos)

Santa Clara - 8 pontos (10.º lugar 38 pontos)

Moreirense - 8 pontos (8.º lugar 38 pontos)

Marítimo - 7 pontos (12.º lugar 31 pontos)

V. Guimarães - 6 pontos (7.º lugar 43 pontos)

Benfica - 5 pontos (2.º lugar 64 pontos)

Belenenses - 5 pontos (14.º lugar 31 pontos)

Tondela - 5 pontos (15.º lugar 30 pontos)

Braga - 4 pontos (4.º lugar 50 pontos)

Gil Vicente - 3 pontos (11.º lugar 33 pontos)

V. Setúbal - 2 pontos (16.º lugar 30 pontos)

Aves - 1 ponto (18.º lugar 14 pontos)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.