Não se pode falar da importância do título leonino sem dar o devido mérito à competência da sua defesa no esquema tático de Rúben Amorim.

Até à jornada 31, o Sporting sofreu apenas 15 golos no campeonato e contou com o contributo também decisivo da capacidade goleadora dos defensores para assegurar pontos que foram muitos preciosos para que no final se alcançasse o tão desejado título e se quebrasse o jejum que durou 19 anos.

Toda a análise no Especial Sporting Campeão 2020/2021

No total,  o sector defensivo do Sporting contribuiu também com 16 golos no total, distribuídos por cinco jogadores, o que representa quase 29% de toda a produção ofensiva leonina até à jornada 31.

Coates, coração de leão na melhor época do central - golos marcados na Liga foram cinco

Sebastian Coates - 5 golos marcados na I Liga

Aos 30 anos, o defesa uruguaio realizou porventura a melhor época da carreira. Decisivo na forma como comandou a equipa, destacou-se também pela capacidade goleadora, merecendo a confiança de Rúben Amorim no momento em que os jogos precisavam de ser desatados. Muito forte no jogo aéreo, o central apontou cinco golos (até à 31.ª jornada).

Na 2.ª jornada do campeonato em Paços de Ferreira, Coates estreou-se a marcar ao minuto 63´, ao apontar o segundo golo da vitória do Sporting.

Veja  o golo

Coates foi decisivo e deu os três pontos ao Sporting na jornada 18

18.ª jornada - o Sporting estava com vida muito complicada em Barcelos, na casa do Gil Vicente. A partir dos 36´ viu-se a perder e parecia que a invencibilidade iria cair, até que Coates bisou e virou os acontecimentos com dois golos apontados aos 83´e 91´.

Na 22.º jornada da Liga, Coates voltou a ser absolutamente decisivo ao oferecer os três pontos ao Sporting, com um golo apontado ao minuto 93´na partida frente ao Santa Clara (2-1), depois de Pedro Gonçalves ter marcado aos 22´ e Rui Costa ter empatado a partida (84´).

Veja o golo

Na jornada 28.ª, Coates voltou a ser determinante para que o Sporting não fosse pela primeira vez derrotado no campeonato (2-2). Depois do Belenenses SAD se ver em vantagem por dois golos em Alvalade aos 13´ e 54´, Coates reduziu (83´) e Jovane (96´) fez o golo do empate.

Veja o golo

Pedro Porro  - 3 golos marcados na Primeira Liga

A contratação de Pedro Porro no início da temporada não convenceu os mais desatentos e pensar-se-ia que estava na calha um novo flop em Alvalade. O que é facto é que o lateral de 21 anos foi a pouco e pouco convencendo os mais descrentes, tanto que as suas exibições levaram mesmo a que fosse chamado à seleção principal de Espanha. Para além dos atributos defensivos, destacou-se no capítulo ofensivo, tendo contribuído com 3 golos apontados (números até à 31.ª jornada) 

Na partida frente ao Tondela,  Pedro Porro marcou ao minuto 79´, o terceiro golo do Sporting na vitória dos leões por 4-0 sobre o Tondela, no estádio José Alvalade, em partida a contar para a 6.ª jornada da I Liga.

Veja o golo

Na jornada 9 do campeonato, o Sporting deixou dois pontos em Famalicão. Pedro Porro apontou o 2-1 para os leões, que no entanto se deixaram empatar depois do tento de Jhonata Robert ao minuto 89´.

Veja o golo

Na jornada 15, a equipa leonina acabou por ter uma noite mais tranquila, depois de vencer o Boavista no Bessa por 2-0. Pedro Porro fez o segundo da partida ao minuto 77´.

Veja o golo

Zouhair Feddal - 2 golos no campeonato

Na primeira temporada ao serviço do Sporting, o marroquino assumiu-se com um esteio na defesa leonina e não foi apenas no capítulos defensivos que se destacou.

Na jornada 20 da Liga, o defesa central estreou-se a marcar para o campeonato com a camisola do Sporting ao minuto 27´, dando vantagem aos leões na partida frente ao Portimonense.

Veja o golo

Na jornada 30, no encontro frente ao Nacional, Feddal foi absolutamente decisivo na forma em como abriu o marcador ao minuto 83´, numa partida que estava muito complicada para os leões. Jovane acabou por fazer o 2-0 e estabeleceu o resultado final (92´).

Veja o golo

Nuno Mendes - 1 golo

Na segunda época ao serviço do Sporting pela equipa sénior, o jovem defesa de 18 anos afirmou-se no lado esquerdo na defesa leonina, destacando-se como uma das peças fundamentais na equipa orientada por Rúben Amorim, sobretudo a nível ofensivo. Contribuiu ainda com um golo ao serviço do Sporting no campeonato, ao abrir o ativo no Algarve na jornada três no triunfo por 2-0 frente ao Portimonense, à passagem do minuto 4´.

Veja o golo

Gonçalo Inácio - 1 golo

Estreou-se com a camisola do Sporting em 20/21 e agarrou o lugar, ocupando o lugar que era de Luís Neto. Forte na saída com bola, foi eficaz, como se pretende, também no momento defensivo. Acabou por ser decisivo ao apontar o único golo do Sporting na receção ao V. Guimarães (1-0) na jornada 24 da Liga.

Veja o golo

*dados até ao dia 10/05/21

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.