Em apenas 24 horas, a conta de Instagram do FC Porto ganhou mais de 30 mil novos seguidores. O responsável por este aumento foi a contratação do avançado Mehdi Taremi ao Rio Ave, que assinou até 2024, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

A chegada do avançado iraniano promete uma maior projeção internacional, pelo menos no seu país natal. O ex-Rio Ave conta com mais de 2,4 milhões de seguidores no Instagram, quase tantos como o FC Porto.

A a esmagadora maioria desses novos 30 mil seguidores são iranianos. Numa análise feita pelo jornal O Jogo, os campeões portugueses contam com 57.200 seguidores colombianos e 97 mil mexicanos. Ou seja, em apenas um dia, o FC Porto atraiu mais de um terço do total de seguidores que tem no México e que conseguiu à custa de Corona, Herrera, Layún e Diego Reyes.

A chegada de Casillas, por exemplo, teve um enorme impacto mediático a nível mundial, mas não se refletiu significativamente nas redes sociais.

O Irão é um país onde o futebol é religião e com fortes ligações a Portugal. Carlos Queiroz esteve nove anos à frente da Seleção, Nelo Vingada e Manuel José orientaram o atual tetracampeão Persepolis, Augusto Inácio esteve no Foolad e Toni no Tractor. O trajeto agora inverteu-se e na época passada já eram três os iranianos no futebol português (principal escalão): Taremi, Amir Abedzadeh, guarda-redes do Marítimo, e Mohammadi, avançado do Aves.