O Vitória de Guimarães beneficiou este domingo de um erro do defesa Jean Sony para derrotar o Rio Ave, por 1-0, em partida da 24.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputada em Vila do Conde.

Edgar, aos 78 minutos, marcou o único golo do encontro, depois um atraso descuidado do jogador haitiano do Rio Ave, para o seu guarda-redes, que acabou por isolar o avançado do Guimarães.

Com este resultado, o Vitória segura o sexto lugar no campeonato, agora com 36 pontos, enquanto o Rio Ave mantém, embora à condição, o 10.º posto, com 24.

O equilíbrio até foi o fator dominante no primeiro tempo, com as duas equipas a pautarem um futebol cauteloso, essencialmente disputado a meio-campo, fazendo escassear as situações de golo junto às duas balizas.

O contra-ataque era, então, a "arma" favorita de ambos os conjuntos para abrir brechas nas defensivas contrárias, mas raras foram as vezes que as iniciativas tiveram princípio, meio e fim.

Percebendo o insucesso da tática, o Rio Ave tentou explorar o remate de longa distância, registando-se, neste capítulo, um tiro de Vítor Gomes, aos 23 minutos, que saiu pouco ao lado da baliza de Nilson.

A resposta dos vimaranenses só surgiu nos instantes finais da etapa complementar, com Edgar, em posição privilegiada, a permitir defesa de Huanderson, já dentro da área vila-condense.

Antes deste lance, os locais tinham pedido uma grande penalidade, devido a um corte, com a mão, de Bruno Teles. O árbitro Olegário Benquerença esteve mal ao não assinalar o castigo máximo.

No regresso do descanso, foi o Rio Ave que surgiu com mais ambição em inverter o “nulo”, chamando a si a iniciativa do jogo, e surgindo como a equipa mais pressionante.

O Vitória foi-se encolhendo e sentindo dificuldades para armar a resposta a ofensiva, preocupando-se em tapar os caminhos da sua baliza e obrigando os vila-condenses a tentar o remate de longe.

Com a partida a caminhar para o último quarto de hora, e quando tudo fazia parecer que o empate a zero iria prevalecer, o defesa do Rio Ave Jean Sony entregou de bandeja a vitória aos minhotos.

Com um passe disparatado para o seu guarda-redes, o haitiano acabou por isolar Edgar, que, sem oposição, aproveitou a oferenda com um remate sem hipótese para Huanderson.

A equipa de Vila Conde ainda tentou reagir e João Tomás, a cinco minutos do final, viu a barra da baliza de Nilson negar o empate aos locais.

JPYG.