Milhares de adeptos eufóricos assaltaram as ruas da capital cabo-verdiana, Praia, para festejar a vitória frente à Tunísia, em jogo de apuramento ao Mundial2014. O Praiashopping e a estátua do “Homem de Pedra” foram alguns dos pontos de concentração na cidade.

Centenas de carros em buzinão, adeptos roucos de tanto gritar, bandeiras a esvoaçar, muitas lágrimas, eram algumas das imagens possíveis de ver pelas ruas da Praia.

«Afogamos a Tunísia na (praia) da Gamboa», gritavam alguns. «Nós vamos para o Mundial», gritavam outros. «Não precisamos do Odair(Fortes)», declaravam os adeptos ressentidos com o jogador, que continua fora das contas de Lúcio Antunes.

Desde o Praiashopping, onde foi possível acompanhar o jogo via rádio, até à célebre rotunda do “Homem de Pedra”, que foi tomada de assalto pelos adeptos, o trânsito foi paralisado na capital. Afinal a qualificação para o Mundial está a dois jogos de distância.

Alguns adeptos lamentaram o facto de não ter sido possível ver o jogo pela televisão. A partida entre Tunísia e Cabo Verde foi acompanhada pela rádio nacional de Cabo Verde, RCV.

A euforia foi generalizada. Nas ilhas de São Vicente, milhares saíram à rua e, de carro e a pé, desfilaram pela “morada”. Já no Sal, também imensos adeptos desfilaram pelas ruas de Espargos.

Cabo Verde garante assim o primeiro lugar do grupo B, com doze pontos e vai para os play-off onde vai lutar pela classificação inédita para o Mundial 2014.