A 18.ª edição do Mundialito de Futebol feminino (Algarve Cup) arranca quarta-feira com os Estados Unidos, líderes do “ranking” mundial, a apresentarem-se com principais favoritos, enquanto Portugal procura ficar pela primeira vez no sétimo lugar.

No ano passado, a selecção lusa, que é liderada por Mónica Jorge e ocupa o 39.º lugar da hierarquia, obteve o oitavo posto e igualou o melhor resultado alcançado na prova, que já vinha de 2004.

Portugal está inserido no Grupo C, juntamente com Chile, Roménia e País de Gales, equipa que defronta no seu encontro de estreia, em Vila Real de Santo António.

Na “poule” A estão os Estados Unidos, detentores do título e vencedores de seis das últimas oito edições, juntamente com a Noruega, outra das principais selecções presentes no Algarve, o Japão e Finlândia.

Aliás, Estados Unidos, Noruega, Japão e Suécia, equipa que vai disputar o Grupo B, estão qualificados para o Mundial de 2011, que vai decorrer na Alemanha, de 26 de Junho a 17 de Julho.

Na “poule” B, além das suecas, estão também Islândia, China e Dinamarca.

Num modelo competitivo original, os vencedores dos agrupamentos A e B discutirão, entre si, a vitória no torneio, com os segundos classificados a lutarem pelo último lugar do pódio. Os terceiros classificados aspiraram ao quinto posto.

O primeiro classificado do grupo de Portugal vai encontrar o melhor quarto classificado dos Grupos A e B, na partida de atribuição do sétimo lugar, enquanto o vice-líder do agrupamento C medirá forças com o pior quarto colocado dos Grupos A e B, para a nona posição.

Os terceiro e quarto classificados do Grupo C jogarão entre si para apurar o 11.º classificado e fugir ao último lugar da prova.

No total serão nove os estádios que irão acolher os jogos da Algarve Cup, espalhados pelos municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão e Vila Real de Santo António.