Fernando Santos, selecionador português de futebol, anunciou os convocados para o encontro com a Polónia, para a Liga das Nações, e para o particular com a Escócia, numa lista onde não consta Cristiano Ronaldo.

“Já foi anunciado o que aconteceu. Uma conversa entre o jogador, eu e Fernando Gomes. Concordámos que o jogador não estaria convocável. Nesta convocatória e na de novembro, Cristiano não estará aqui. Não vou dar pormenores. Simplesmente, após uma conversa entendemos que não seria possível convocar Cristiano Ronaldo. Nenhum de nós, nesta sala, quando fala com um amigo, vem dizer o que conversou”, disse, esta quinta-feira, Fernando Santos em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, logo após ter anunciado os convocados.

O selecionador nacional, campeão europeu em título, falou ainda das acusações de violação que Cristiano Ronaldo foi alvo.

"Em primeiro lugar estou de acordo com a declaração do presidente da FPF. Eu apoio sempre os meus jogadores nos momentos mais difíceis. Eu acredito naquilo que o jogador publicou. Claramente afirma que está inocente. Eu conheço bem o Cristiano e acredito plenamente no que ele diz. Não acredito que cometesse um crime desse tipo".

Quem também ficou de fora das escolhas de Fernando Santos foram os jogadores Ricardo Quaresma e João Moutinho, mas deixou bem claro que isso não significa que estejam excluídos de futuras convocatórias.

“É verdade que não estão. Todos os jogadores que reúnem todas as condições para uma convocatória estão sob observação. E isso inclui todos os atletas. Ninguém está excluído da Seleção Nacional. Ninguém está excluído excepto Eliseu e Ricardo Carvalho porque não estão a jogar neste momento. Há convocatórias a fazer e, neste momento, entendi que devia ser assim. Apenas isso”.

No sentido inverso, Éder, o herói de Paris que conduziu a seleção portuguesa até à conquista do Euro2016 na final contra a França, faz parte da lista.

Éder candidata-se ao Prémio Puskas com mais um golaço na Rússia
Éder candidata-se ao Prémio Puskas com mais um golaço na Rússia
Ver artigo

"Há muito tempo que o Éder não era convocado. Eu sempre disse que todos têm lugar aqui, e o Éder é uma prova disso. Um jogador que não teve muita participação no percurso para o Campeonato do Mundo, mas entendemos que para esta convocatória que o Éder seria importante".

O 'engenheiro' abordou a dificuldade de treinar jogadores que não estão juntos diariamente, assim como a ausência de tempo para treinos coletivos.

"Em três dias temos um treino. Vamos aproveitar o pouco tempo de treino, para corrigir algumas coisas sem desgaste físico para os jogadores. Mas isso é um problema para a Seleção Nacional sempre. Por isso é que o treino nas seleções é diferente do que nos clubes. Uma das coisas que os selecionadores tentam é manter um núcleo duro constantemente. Por isso é que esta convocatória tem poucas alterações".

A seleção lusa vai medir forças com a Polónia no próximo dia 11, em Chorzow. Três dias volvidos, e a equipa das quinas defronta a Escócia.

Portugal venceu a Itália (1-0), na estreia na nova prova da UEFA, enquanto os polacos empataram na deslocação a Itália.