A seleção portuguesa sub-19 de futebol venceu hoje a congénere russa por 4-0, num resultado que permitiu aos lusos conquistarem o primeiro lugar no 32.º Torneio Internacional do Porto.

A formação orientada por Hélio Sousa resolveu a partida logo na primeira parte, com três golos sem resposta, que embalaram Portugal para o triunfo da prova, onde também participaram as formações da República Checa e Geórgia.

A equipa das quinas entrou neste jogo praticamente com o primeiro lugar garantido, pois só se sofresse sete golos não conseguiria levantar ao troféu. Mas tal não condicionou a ambição lusa, que ainda antes do quarto de hora chegou à vantagem.

Na sequência de um canto, Domingos Duarte, defesa central, desviou de cabeça, a assistência de Rafa.

A Rússia, que nos primeiros minutos mostrou-se atrevida, esboçando dois remates para defesas seguras do guarda-redes André Moreira, não conseguiu travar o melhor futebol de Portugal, que já depois da meia hora chegou ao 2-0, por Gelson Martins, num remate desviado para a baliza por um defensor russo.

Ainda antes do intervalo, Romário Baldé assinou o terceiro golo de Portugal, após um contra-ataque esboçado por Rafa, que praticamente sentenciou a partida.

Para os segundos 45 minutos, o técnico Hélio Sousa aproveitou para fazer a rotatividade da equipa e o desafio acabou por perder qualidade.

Ainda assim, aos 62 minutos, os lusos chegaram ao 4-0, pelo recém-entrado Braima Candé, após jogada individual.

A Rússia ainda esboçou uma resposta, com um bom remate de Martusevich, que André Moreira defendeu, mantendo o resultado inalterado.

No final, a equipa portuguesa, que recebeu o prémio fair play, e ainda o prémio para melhor jogador do torneio, atribuído ao sportinguista Gelson Martins, levantou no relvado o troféu da conquista do primeiro lugar nesta edição 32 do Torneio Internacional do Porto.