Jorge Fonseca não vai estar na final do Torneio Olímpico de Judo, categoria de -100kg. Bicampeão do mundo e atual segundo do ranking mundial, o judoca português perdeu, nas meias-finais, com Gu-Ham Cho, da Coreia do Sul, e vai agora, ainda esta quinta-feira, lutar pela medalha de bronze.

No tatami do Nippon Budokan, frente ao campeão do mundo da categoria de 2018, ou seja, o homem que o antecedeu como campeão mundial, Jorge Fonseca começou por sentir algumas queixas na mão esquerda no inicio do combate e, a 16 segundos do fim, acabou por sofrer um Wazari que deixou o adversário em clara vantagem. Uma vantagem que o português já não conseguiu anular.

Jorge Fonseca vai então, agora, tentar garantir para Portugal a primeira medalha em Tóquio2020, a terceira da história do judo português, tentando replicar os bronzes de Nuno Delgado e Telma Monteiro. O adversário será o canadiano Shad Elnahas e o combate será disputado ainda esta quinta-feira, dentro de alguns minutos.

Antes desta derrota frente a Gu-Ham Cho, Jorge Fonseca tinha começado o dia com um triunfo sobre o atual campeão da Europa, o belga Toma Nikiforov, em apenas 17 segundos.

Bem mais complicado foi, depois, o triunfo nos quartos de final sobre o russo Niiaz Iliasov. O combate apenas foi decidido num 'golden score' (prolongamento) que durou 3.54 minutos, depois de nenhum dos judocas ter conseguido superiorizar-se ao fim dos primeiros quatro minutos.