LeBron James, que acaba de sagrar-se campeão da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), ao serviço dos Cleveland Cavaliers, e Kawhi Leonard, dos San Antonio Spurs, comunicaram na quinta-feira que estão indisponíveis para os Jogos Olímpicos Rio2016.

Embora a ‘baixa’ de James já fosse esperada, ela foi formalizada por carta endereçada pelo seu empresário, Rich Paul, ao presidente Federação de Basquetebol dos Estados Unidos, Jerry Colangelo, com o argumento da necessidade de a estrela dos ‘Cavs’ descansar junto da família após uma época desgastante.

LeBron James já estava inclinado em abdicar dos Jogos, mas preferiu esperar pela final do campeonato da NBA, ganhado pelos Cleveland Cavaliers no jogo da ‘negra’ com os Golden State Warriors, para tomar uma decisão definitiva.

Quanto a Kawhi Leonard, o jogador dos Spurs não quis explicar as razões desta opção. Disse apenas que teve de tomar uma “decisão difícil”, deixando a promessa de voltar a representar a seleção “no futuro, assim que surja outra oportunidade”.

Com LeBron James e Kawhi Leonard são já dez dos 30 jogadores pré-selecionados a abdicar de disputar pelos Estados Unidos o torneio olímpico dos Jogos Rio2016.

Tal como James e Leonard, também negaram a seleção Kevin Durant, Paul George, DeAndre Jordan, DeMarcus Cousins, Stephen Curry, Russell Westbrook, Chris Paul e LaMarcus Aldridge.