A nadadora Victoria Kaminskaya assegurou a presença nos 400 metros estilos dos Jogos Olímpicos, com um novo recorde nacional que aumenta para 76 o número de portugueses que estarão no Rio2016.

No domingo, Kaminskaya nadou em 4.42,53 minutos no meeting de Coimbra, bem abaixo da anterior marca de 4.45,69 que estabelecera em março do ano passado, e juntou-se assim a Diogo Carvalho e Alexis Santos, que já tinham mínimos nos 200 metros estilos.

A delegação ainda deverá contar com Tamara Holub, que tem mínimos FPN (Federação Portuguesa de Natação) para os 800 metros livres, o que lhe deverá permitir a entrada nos Jogos pelo 'ranking', via pela qual Kaminskaya poderá disputar também os 200 metros estilos, com o recorde conseguido sábado em Coimbra.

Entre os apurados, com 18 elementos, está a seleção de futebol, cujo segundo lugar no Europeu de sub-21 de 2015 permitiu a Portugal regressar ao torneio dos Jogos Olímpicos, 12 anos depois da participação em Atenas2004.

No atletismo, há 20 vagas garantidas, mas há cinco atletas com mínimos na maratona feminina e a quota por nação é limitada a três presenças. Dulce Félix, Sara Moreira, Jessica Augusto, Filomena Costa e Vanessa Fernandes são atletas com marca, sendo que as duas primeiras também têm mínimos nos 10.000 metros.

Ana Cabecinha (20 km marcha), Inês Henriques (20 km marcha), Daniela Cardoso (20 km marcha), Carla Salomé Rocha (10.000 m), Susana Costa (triplo salto), Patrícia Mamona (triplo salto), Marta Onofre (salto com vara) e Irina Rodrigues (lançamento do disco), em femininos, e João Vieira (20 km marcha e 50 km marcha), Miguel Carvalho (50 km marcha), Pedro Isidro (50 km marcha), Sérgio Vieira (20 km marcha), Nélson Évora (triplo salto), Rui Pedro Silva (maratona), Ricardo Ribas (maratona), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso) e Yazaldes Nascimento (100 m), em masculinos, também têm mínimos.

Na canoagem, são sete os atletas apurados, com a estreante Francisca Laia a juntar-se a Fernando Pimenta e Emanuel Silva, vice-campeões em K2 1.000 em Londres2012, e João Ribeiro, David Fernandes, Hélder Silva e Teresa Portela.

Na ginástica, Ana Rente e Diogo Abreu a asseguraram vaga nos trampolins e Filipa Martins e Gustavo Simões na artística.

No triatlo, Portugal vai ter três representantes masculinos pela primeira vez: João Silva, nono em Londres2012, João Pereira e Miguel Arraiolos.

O ténis de mesa tem também já cinco lugares assegurados. Marcos Freitas e Tiago Apolónia vão competir em singulares masculinos e no torneio por equipas, para o qual ainda será designado um terceiro elemento, enquanto Fu Yu e Shao Jieni disputam a prova individual feminina.

Também a cavaleira Luciana Diniz garantiu uma quota para Portugal na disciplina de saltos de obstáculos, para aqueles que serão os seus terceiros Jogos Olímpicos, depois de ter estado em Atenas2004 pelo Brasil e em Londres2012 por Portugal.

A missão lusa tem também asseguradas presenças no taekwondo, com Rui Bragança, em -58 kg, e no tiro, com uma vaga para as provas de pistola de ar comprimido 10 m e pistola 50 metros assegurada pelo experiente João Costa.

O ciclismo de estrada português garantiu quatro vagas para os Jogos Olímpicos Rio2016 e terá mais um atleta do que em 2012, sendo que um destes quatro atletas participará também no contrarrelógio. A estes, juntam-se dois corredores de BTT, cujas vagas foram asseguradas pelo 'ranking' da seleção nacional.

Na vela, a frota portuguesa será composta por Sara Carmo (Laser Radial), Gustavo Lima (Laser), João Rodrigues (RS:X) e a dupla Jorge Lima/José Costa (49er), menos três embarcações do que as que chegaram a Londres2012.

Telma Santos e Pedro Martins vão repetir no torneio de badminton do Rio2016 a presença de Londres.