O português Pedro Pablo Pichardo qualificou-se hoje para a final do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 17,71 metros, na segunda tentativa da qualificação. Pichardo conseguiu, de longe, o melhor salto no apuramento, deixando assim boas sensações para a final.

O atleta, de 28 anos, assegurou um dos lugares na final, marcada para quinta-feira, às 11:00 locais (03:00 em Lisboa), reservada para quem superar por larga margem os 17,05 metros da marca de qualificação ou fique entre os 12 primeiros.

Em declarações à RTP, Pedro Pichardo disse sentir-se bem e preparado para lutar pelas medalhas.

"O objetivo era passar a marca de qualificação. No primeiro ensaio não saiu, tive um erro na fase de step. E depois no segundo consegui passar a barreira de qualificação. Sinto-me bem, apesar de serem os primeiros Jogos Olímpicos. Acho que o principal está na minha cabeça, sinto-me bem preparado fisicamente. Agora é fazer o que sei fazer e veremos o que acontece. Sinto-me bem, preparado. Na quinta vou fazer o meu melhor, veremos o que acontece", disse o triplista nacional.

O campeão da Europa em pista coberta, que tem os 18,08 metros alcançados em 2015 como melhor marca pessoal e detém o recorde nacional (17,95), apresentou-se em Tóquio2020 com a melhor marca mundial do ano, com 17,92, obtida em 06 de julho.

O saltador, nascido em Cuba, que se naturalizou português em 2017, cumpre a estreia em Jogos Olímpicos, numa competição em que participam também Nelson Évora, campeão em Pequim2008, e Tiago Pereira.

Todas as notícias e reportagens sobre Tóquio 2020 acompanhadas ao minuto pelo SAPO Desporto

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.