O treinador do Grupo Desportivo Renascimento do Uíge, campeão nacional de andebol juvenil masculino/2016, Sérgio Cachala, manifestou esta terça-feira a sua insatisfação pela falta de competições internas, a partir dos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores.

Em declarações à Angop, no fim de mais uma sessão de treinos realizada na quadra desportiva da escola 11 de Novembro, o técnico sublinhou que a performance do ritmo competitivo, técnico e tático dos atletas adquire-se com competições. “Nunca existiu competição provincial ou municipal de andebol nas diferentes categorias, apesar de haver muitas equipas a movimentarem o andebol”, lamentou.

Apesar dessa situação, o Renascimento já conquistou nos últimos três anos em juvenis masculinos um título nacional, um segundo lugar e outro terceiro, esclareceu.

Sérgio Cachala mostrou-se igualmente preocupado com a falta de material desportivo da sua equipa, como bolas, cones e ténis, para preparar da melhor forma os atletas tendo em vista o nacional da modalidade, no próximo mês de agosto.

O técnico afirmou que atualmente trabalham com 100 andebolistas de ambos os sexos e precisam com urgência de no mínimo 45 bolas. Neste momento, explicou, os 100 atletas trabalham com cinco bolas e treinam com o mesmo material já há oito anos.

Na província do Uíge movimentam o andebol as equipas do Grupo Desportivo Renascimento, Futebol Clube do Uíge, Clube Construtor do Uíge e Santa Rita de Cássia FC.