O seleccionador angolano da seleção sénior feminina de andebol, Vivaldo Eduardo, afirmou este sábado à Angop que a vitória sobre a Macedónia (31-24) era previsível e considera que a «prova de fogo» será domingo na terceira jornada do torneio das quatro das nações diante da Croácia, a decorrer desde sexta-feira na Sérvia.

«Um pouco melhor contra a Macedónia. O adversário não é forte. Domingo podemos avaliar melhor diante da Croácia que, na minha opinião, é a selecção mais forte do Torneio internacional», acrescentou o técnico, quando comparava a exibição da equipa em relação à estreia sexta-feira frente à Sérvia (21-34).

De acordo com Vivaldo Eduardo, o plantel esteve mais concentrado, mas manifestou-se preocupado com a lesão no tornozelo da ponta-direita Iracelma Silva, contundida aos 10 minutos do desafio frente à Macedónia e ficou sob observação até ao fim no banco.
«Já testamos todas e tivemos a primeira lesão. Domingo vamos reavaliar, recorrendo ao médico da Croácia, já que nós não temos médico», explicou, acrescentando quanto às limitações de andebolistas: «A Sibo está quase a cem por cento e a Marcelina a 70 por cento».
Diante do quadro «bastante complicado e com diagnóstico incerto», o seleccionador nacional pode respirar de alívio com a chegada este sábado de Natália Bernardo, Maria Pedro, Marta dos Santos e Albertina Kassoma, que falharam a primeira parte do estágio na Sérvia por questões académicas e familiares.
«As quatro poderão jogar diante da Croácia entre 15 a 20 minutos, porque a viagem delas foi desgastante», concluíu Vivaldo Eduardo, que prepara as campeãs africanas no palco do Mundial2013, a disputar-se de 6 a 22 de Dezembro, na Sérvia.
Angola estreia-se na 21ª edição da competição universal no Grupo C, sediado em Zrenjanin, frente à Argentina, a 7 de dezembro, pelas 15h45. Completam a série de Angola as selecções da Noruega, campeã mundial e olímpica, Espanha, Polónia e Paraguai.
Para esta "operação" estão as andebolistas Teresa Almeida, Cristina Branco, Magda Cazanga, Isabel Guialo, Luisa Kiala, Marcelina Kiala, Lurdes Monteiro, Rossana Quitongo, Lisandra Salvador, Anastácia Sibo, Iracelma Patrícia, Joelma Viegas, Liliana Paixão, Marta Santos, Natália Bernardo, Maria Pedro e Albertina Kassoma.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.